Notícia
Peugeot 308 GT: Carácter desportivo
O Peugeot 308 prepara o reforço da gama, já a partir do meio do próximo mês, com a introdução das novas versões GT, que se diferenciam pelo seu carácter mais desportivo, bem patente tanto na aparência exterior e interior
Características
€39.880
Peugeot 308 GT 2.0 Blue HDi
Motor: dianteiro transversal, gasóleo, 4 cil., 16 válvulas, turbodiesel 'common rail'
Cilindrada: 1.997cc
Potência máxima: 180cv às 3.750rpm
Binário máximo: 400Nm (2.000-2.500rpm)
Velocidade máxima: 220km/h,
Aceleração 0-100km/h: 8,4 seg.
Transmissão: automática 6 velocidades
Consumo urbano: 4,7l/100km
Cons. extra-urbano: 3,5l/100km
Consumo combinado: 4,0l/100km
Emissões CO2: 103g/km (Euro VI)
Outras versões: 1.6 e-THP - €32310 (5 portas)/ €39.880 (SW); 2.0 Blue HDi - €33.460/€41.030
O Peugeot 308 prepara o reforço da gama, já a partir do meio do próximo mês, com a introdução das novas versões GT, que se diferenciam pelo seu carácter mais desportivo, bem patente tanto na aparência exterior e interior, como no desempenho dos dois únicos motores propostos, de 205 e 180cv, a gasolina e a Diesel, respectivamente. Apesar desse espírito mais desportivo, as novas versões GT estão disponíveis nas carroçarias de cinco portas e SW (carrinha).
Ainda que sejam apenas de pormenor, há sinais na estética exterior que distinguem as novas versões das restantes que compõem a gama. Por exemplo, a nova grelha dianteira com o característico "leão" incorporado, em vez de colocado na tampa do motor, como anteriormente, e as jantes específicas de 18 polegadas. As diferenças são ainda mais evidentes na traseira, onde sobressaem o difusor em preto lacado e a dupla saída de escape.
Ponteiros invertidos
Também o interior respira esse lado desportivo, com os pedais em alumínio e os pespontos a vermelho nos revestimentos dos bancos, em todo o painel de bordo, nos painéis das portas, no fole da alavanca das velocidades e nos tapetes específicos.
No quadro dos instrumentos, outro pormenor curioso: o ponteiro do conta-rotações gira em sentido inverso ao do velocímetro. Além disso, os contadores passam a vermelho com a activação do modo "Drive Sport Active", através do botão situado na consola central. Simultaneamente, no mostrador principal surge a informação sobre a potência e o binário fornecidos, a pressão de sobrealimentação e as acelerações longitudinal e transversal.
A instrumentação do 308 GT integra um novo fundo com padrão quadriculado e o ponteiro do conta-rotações gira em sentido inverso ao do velocímetro.
Com o botão "Sport" premido, para uma condução mais desportiva, a sonoridade do motor, seja a gasolina ou a Diesel, é amplificada e tanto a direcção assistida como a cartografia do pedal do acelerador tornam-se mais reactivas.
Dois motores apenas
Quanto a motores, o novo Peugeot 308 GT está disponível em apenas vertentes: gasolina ou gasóleo. Na primeira destas duas opções o propulsor é um turbo de 1.6 litros que debita 205cv de potência máxima e está associado a uma caixa manual de seis velocidades. Com uma aceleração de 0 a 100km/h em 7,5 segundos (um décimo mais para a carrinha), atinge os 235km/h de velocidade de ponta e os consumos mistos situam-se nos 5,6 l/100 km (5,8l na SW). A outra alternativa é o turbodiesel 2.0 BlueHDi, de 180 cv, que permite ir de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos (mais dois décimos na SW), para 220km/h de velocidade máxima e consumos da ordem dos 4,0l/100 km (4,1l na SW). O principal senão, para os mais puristas da condução desportiva, está no facto de este motor ser proposto unicamente com caixa automática de seis velocidades.
Com a apresentação mundial do novo modelo Mundo a acontecer em Portugal, o primeiro contacto com o Peugeot 308 GT decorreu em estradas bem nossas conhecidas, entre a Quinta da Marinha e Torres Vedras. E a experiência não podia ter sido mais positiva, pois o 308 GT combina na perfeição excelentes desempenhos com um comportamento ágil e muito eficaz. Rápido, eficaz e bastante sedutor quando se conduz.
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