Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Oksana Lyniv: “Há uma ligação muito perigosa entre arte e política”

A maestrina ucraniana Oksana Lyniv, diretora musical do Teatro Comunale di Bologna, recebeu em novembro passado o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural. Foi a primeira mulher a dirigir uma orquestra no histórico Festival de Bayreuth, na Alemanha, e também a primeira mulher a conduzir uma casa de ópera italiana. Esteve em Portugal no início de janeiro, a dirigir o concerto de Ano Novo da Fundação Calouste Gulbenkian.
Lúcia Crespo 27 de Janeiro de 2023 às 11:00

Foi a primeira mulher a dirigir uma orquestra no histórico Festival de Bayreuth, na Alemanha, e também a primeira mulher a conduzir uma casa de ópera italiana. A maestrina ucraniana Oksana Lyniv, diretora musical do Teatro Comunale di Bologna, recebeu em novembro passado o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural. Na cerimónia de entrega do prémio, a maestrina portuguesa Joana Carneiro dizia: "Oksana Lyniv procura com os seus gestos, com a sua vida, não só fazer o bem na música, mas também o bem com a música." Oksana nasceu em Brody, estudou piano, flauta, violino e canto e dirigiu uma orquestra pela primeira vez aos 16 anos. É fundadora e diretora artística do Festival LvivMozArt e da Orquestra Sinfónica Juvenil da Ucrânia. Assume-se como embaixadora cultural do seu país. Esteve em Portugal no início de janeiro, a dirigir o concerto de Ano Novo da Fundação Calouste Gulbenkian.


Ver comentários
Saber mais Oksana Lyniv Ucrânia Rússia guerra Gulbenkian Putin Alemanha Kharkiv Lviv Vera Lytovchenko Verdi Goldoni Ravel Beethoven Valery Gergiev Evgeny Kissin Anna Netrebko Berlim Gustav Mahler
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio