Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mazda 3 Hatchback: Nova geração Skyactiv-G

A nova geração do compacto Mazda 3 já está a ser comercializada no mercado nacional, com preços entre os 18.200 euros e os 22.650 euros.

23 de Novembro de 2013 às 10:01
  • 2
  • ...

€18.200

 

Mazda3 Hatchback Skyactiv-G 1.5 litros

 

Motor: gasolina, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, dianteiro transversal, alumínio, injecção directa, turboturbocompressor, start/stop
Cilindrada: 1.496cc
Potência máxima: 100cv às 6.000rpm
Binário máximo: 150Nm às 4.000rpm
Velocidade máxima: 182km/h
Aceleração 0-100km/h: 10,8 segundos
Transmissão: manual de 6 velocidades
Tracção: dianteira
Consumo médio: 5,1 litros/100km
Consumo urbano: 6,5 litros/100km
Consumo extra-urbano: 4,3 litros/100km
Emissões CO2: 119g/km (Euro V)

 

A nova geração do compacto Mazda 3 já está a ser comercializada no mercado nacional, com preços entre os 18.200 euros e os 22.650 euros. Nesta fase de lançamento, o novo modelo é proposto apenas na versão "hatchback" de cinco portas, dois níveis de equipamento - Essence e Evolve - e uma única motorização a gasolina de 1.5 litros e 100cv. No final de 2014, haverá um motor a Diesel de 1.5 litros e 120cv, que equipará também a variante berlina de quatro portas. O bloco Diesel 2.2 de 150cv não virá para Portugal.


Salto qualitativo
Estilo forte, confortável e com um comportamento em estrada muito ágil e eficaz, como pudemos comprovar na apresentação dinâmica do modelo na Costa Brava, esta terceira geração do Mazda 3 é baseada na plataforma do seu "irmão" de gama mais velho, o Mazda 6. Com 4,46m de comprimento e uma maior distância entre eixos (6cm) que a do seu antecessor, oferece linhas equilibradas e um habitáculo espaçoso para todos os ocupantes. A bagageira pode receber entre os 335 e os 1.260 litros de carga.


No interior, o que mais surpreende em primeiro lugar é o salto qualitativo do Mazda 3. Apesar da apresentação mais sóbria, a melhor qualidade dos materiais e revestimentos é evidente. O painel de instrumentos é muito semelhante ao do Mazda CX-5, mas com algumas diferenças no quadro de contadores e no posicionamento e formato do ecrã central de sete polegadas do sistema de multimédia, muito parecido com o do Classe A da Mercedes-Benz ou do Audi A3.


Sempre 'ONLINE'
Em matéria de conectividade, o Mazda 3 é o primeiro a utilizar de série o novo sistema móvel MZD Connect, que propõe uma nova abordagem para serviços "online", e onde as aplicações são instaladas com recurso a um "smartphone" através de um portal, o Aha, desenvolvido pela OEM Harman. O sistema expande as soluções já disponíveis noutros modelos Mazda, como o Bluetooth, o "e-mail", os SMS e a navegação, e acrescenta uma vasta gama de serviços móveis de "infotainment" e conteúdos das redes sociais, incluindo milhares de estações de rádio via internet, "feeds" do Twitter e do Facebook, notícias, "audio-books" e procura de restaurantes, hotéis, etc.


Este sistema tem a vantagem de ser totalmente livre, dentro dos limites do plano de dados do "smartphone" e pode ser configurado em qualquer lugar. Outra vantagem, a leitura dos Twitts e das informações do Facebook é feita vocalmente e funciona em andamento.


Motor a gasolina SKYACTIV-g
A exemplo do que já acontece com o Mazda CX-5 e com o Mazda 6, também a gama Mazda 3 beneficia de série do pacote de tecnologias Skyactiv, desenvolvidas numa filosofia de redução de peso, e que permitem obter reduções substanciais quer nos consumos de combustível, quer nas emissões de CO2.


O motor a gasolina de injecção directa Skyactiv-G de 1.5 litros e 100cv, disponível nesta fase no Mazda 3, está associado a uma caixa manual de seis velocidades (Skyactiv-MT) e integra de série o sistema "i-stop" de gestão do pára-arranca do trânsito. Com uma das maiores taxas de compressão (14:1) do mundo num modelo de produção em massa, este bloco Skyactiv-G oferece bons desempenhos e baixos consumos.


Segurança activa
Em matéria de segurança, o Mazda 3 vem dotado do sistema de travagem de emergência, que opera a velocidades entre os 4 e os 30 km/h; luzes de emergência, que activam em caso de forte travagem, a mais de 50km/h; assistência em subidas; ABS com distribuição electrónica da travagem; assistência à travagem (EBA); controlo de estabilidade e controlo de tracção.

 


Negócios em Barcelona, a convite da Mazda Portugal

 

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio