Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Maria Inácia Rezola: Os portugueses já têm uma suficiente literacia política

O dia em que a democracia nasceu fascinou a historiadora Maria Inácia Rezola quando ainda estudava na faculdade. Desde então, a Revolução dos Cravos tem sido o seu objeto de estudo enquanto investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. O seu conhecimento científico fez com que fosse escolhida para comissária das celebrações dos 50 anos do 25 de abril. Falámos no dia a seguir às eleições legislativas, onde os portugueses se mobilizaram para votar como há muito não o faziam. “Portugal é uma democracia madura e consolidada”, defende.
Filipa Lino e Bruno Colaço - Fotografia 15 de Março de 2024 às 11:00

O dia em que a democracia nasceu fascinou a historiadora Maria Inácia Rezola quando ainda estudava na faculdade. Desde então, a Revolução dos Cravos tem sido o seu objeto de estudo enquanto investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Esse seu conhecimento científico fez com que fosse escolhida para comissária das celebrações dos 50 anos do 25 de abril. Falámos no dia a seguir às eleições legislativas, onde os portugueses se mobilizaram para votar como há muito não o faziam. A conversa foi num local emblemático – o Quartel do Carmo – onde, depois de um cerco sob o comando de Salgueiro Maia, caiu uma ditadura de 48 anos. Passado meio século, "Portugal é uma democracia madura e consolidada", defende.


Ver comentários
Saber mais Maria Inácia Rezola 25 de Abril comemorações 50 anos história política democracia eleições Salgueiro Maia investigação arquivos políticos Portugal
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio