Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Maria Emília Brederode Santos: Temo que a educação crie uma nova clivagem social

O gosto dos miúdos pela escola está a diminuir por causa da excessiva pressão que sentem, lamenta Maria Emília Brederode Santos. A antiga diretora pedagógica da “Rua Sésamo” e presidente do Conselho Nacional de Educação entre 2017 e setembro de 2022 considera que é preciso recuperar o prazer em aprender. Numa conversa dias depois de ter recebido o doutoramento Honoris Causa no Ispa, fala com preocupação das greves dos professores e alerta que existem forças “perigosas” que beneficiam desta instabilidade.
Filipa Lino e Vítor Mota - Fotografia 03 de Fevereiro de 2023 às 11:00

O gosto dos miúdos pela escola está a diminuir por causa da excessiva pressão que sentem, lamenta Maria Emília Brederode Santos. A antiga diretora pedagógica do programa infantil da RTP "Rua Sésamo" e presidente do Conselho Nacional de Educação entre 2017 e setembro de 2022 considera que é preciso recuperar o prazer em aprender. Numa conversa dias depois de ter recebido o doutoramento Honoris Causa no Ispa, olha para os 50 anos de democracia e considera que Portugal fez um grande caminho na educação, mas que ainda há muitos problemas por resolver. A agitação nas escolas com as greves dos professores está a afetar as famílias mais vulneráveis e a dar trunfos ao setor privado. Por outro lado, alerta a pedagoga, existem forças "perigosas" na sociedade que beneficiam desta instabilidade.

Ver comentários
Saber mais Maria Emília Brederode Santos educação escolas professores ensino Conselho Nacional de Educação Ministério da Educação alunos Rua Sésamo Ispa política
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio