Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Luís Tomé: A situação no Médio Oriente é explosiva e muitíssimo perigosa

A guerra na Ucrânia está a distrair as atenções do mundo de outros conflitos latentes, nomeadamente no Médio Oriente, na península da Coreia e em Taiwan. O alerta é de Luís Tomé, diretor do OBSERVARE - Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa. O académico faz uma análise ao estado do mundo, tendo como ponto de partida os dois anos do ataque ao Capitólio, nos EUA, que se assinalam esta sexta-feira.
Filipa Lino e Pedro Catarino - Fotografia 06 de Janeiro de 2023 às 12:30

A guerra na Ucrânia está a distrair as atenções do mundo de outros conflitos latentes, nomeadamente no Médio Oriente, na península da Coreia e em Taiwan. O alerta é de Luís Tomé, diretor do OBSERVARE - Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa. O facto de os atores que funcionam como estabilizadores a nível global - EUA, China e Rússia - estarem envolvidos neste conflito na Europa acende o rastilho de outros "barris de pólvora". Por outro lado, o próximo inverno pode ser determinante para a Ucrânia. Com o fim das reservas de energia, muitos países europeus poderão retirar o apoio a Kiev, devido a pressões internas. Uma análise ao estado do mundo, que teve como ponto de partida os dois anos do ataque ao Capitólio, nos EUA, que se assinalam esta sexta-feira.

Ver comentários
Saber mais EUA Capitólio Partido Democrata Partido Republicano Joe Biden Donald Trump guerra Rússia Ucrânia energia Europa Médio Oriente Irão Israel Arábia Saudita China Taiwan Coreia do Norte Brasil Lula da Silva Portugal
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio