Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

José Pacheco: “Fui para a educação por vingança. Fiquei por amor”

O pedagogo José Pacheco fundou a Escola da Ponte em Portugal e acompanha vários projetos no Brasil. Defende uma escola sem turmas, sem salas de aulas, sem testes. Constrói comunidades de aprendizagem - são as suas “utopias realizáveis”. Diz que o sistema educativo está obsoleto e que condena à ignorância. Está agora a liderar um novo projeto que envolve 1500 professores e a acompanhar o lançamento da Open Learning School, fundada pelo empresário André Rosendo.
Lúcia Crespo 14 de Outubro de 2022 às 11:06

O pedagogo e educador José Pacheco fundou a Escola da Ponte em Portugal e acompanha vários projetos no Brasil. Defende uma escola sem turmas, sem salas de aula, sem testes. Constrói comunidades de aprendizagem - são as suas utopias realizáveis. Diz que o sistema educativo está obsoleto e que condena à ignorância. "Temos alunos do século XXI, com professores do século XX a trabalhar como no século XIX", costuma dizer. Foi membro do Conselho Nacional de Educação e recebeu a comenda da Ordem da Instrução Pública. Vive no Brasil, mas virá a Portugal testemunhar uma "nova construção social de educação". "Vamos criar uma ideia de escola à medida do século XXI." Acompanha também a Open Learning School, uma rede de escolas de "aprendizagem aberta" que nasceu por iniciativa do empresário André Rosendo. "Vai dar cartas no meio empresarial."


Ver comentários
Saber mais José Pacheco professores Escola da Ponte Open Learning School André Rosendo educação Agostinho da Silva Montessori Waldorf Piaget Escola Moderna Rubem Alves Paulo Freire Anísio Teixeira Ministério da Educação Chile Argentina Brasil 25 de Abril ditadura Ramón Flecha África
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio