Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

João Peixoto: Neste momento, temos uma Síria dentro da Europa

O facto de todos os países europeus estarem a receber de braços abertos os refugiados da guerra na Ucrânia é um fenómeno surpreendente. Este clima “não existia há dois meses”, refere João Peixoto, investigador nas áreas das migrações internacionais, demografia e sociologia económica. Mas, quando a guerra acabar, “vamos voltar às divergências habituais”, prevê o professor no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa.
Filipa Lino e Tiago Sousa Dias - Fotografia 01 de Abril de 2022 às 11:00

O facto de todos os países europeus estarem a receber de braços abertos os refugiados da guerra na Ucrânia é um fenómeno surpreendente. Este clima "não existia há dois meses", refere João Peixoto, investigador nas áreas das migrações internacionais, demografia e sociologia económica. De facto, o tema das migrações era dos mais fraturantes no bloco europeu. O que mudou? A proximidade geográfica de uma guerra, um inimigo comum - a Rússia - e a identificação que as populações sentem com os refugiados. Mas, quando a guerra acabar, "vamos voltar às divergências habituais", prevê o professor no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa.

Ver comentários
Saber mais João Peixoto ISEG guerra Ucrânia refugiados migrações política trabalho economia demografia África migrações União Europeia Polónia Portugal Alemanha
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio