Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Conceição Matos e Domingos Abrantes: Há uma política de apagamento do fascismo

Contar para que não se esqueça, é a luta de Conceição Matos e Domingos Abrantes. Um casal cuja vida foi e é combater o fascismo. Ambos militantes e funcionários do Partido Comunista, abdicaram da sua liberdade vivendo na clandestinidade, numa batalha permanente à ditadura de Salazar. Foram perseguidos, presos e torturados brutalmente, mas usaram sempre o silêncio como arma de arremesso contra a PIDE. Hoje explicam - as vezes que forem precisas - que a liberdade é um bem supremo.
Maria João Veloso e Mariline Alves - Fotografia 26 de Julho de 2024 às 11:00

Contar para que não se esqueça, é a luta de Conceição Matos e Domingos Abrantes. Um casal cuja vida foi e é combater o fascismo. Ambos militantes e funcionários do Partido Comunista, abdicaram da sua liberdade vivendo na clandestinidade, numa batalha permanente à ditadura de Salazar. Foram perseguidos, presos e torturados brutalmente, mas usaram sempre o silêncio como arma de arremesso contra a PIDE. Hoje explicam - as vezes que forem precisas - que a liberdade é um bem supremo, mas teve o preço de enormes sacrifícios. Resistência é palavra que se repete ao longo deste texto, talvez porque é imperativo contar como foi.


Ver comentários
Saber mais Conceição Matos Domingos Abrantes ditadura PIDE Salazar 25 de Abril fascismo Partido Comunista prisão clandestinidade liberdade tortura
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio