Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Opel Adam - Citadino chique!

A Opel prossegue a sua estratégia de renovação de produto, iniciada em 2008 com o aparecimento do Insignia, explorando vários segmentos de mercado alguns dos quais até então se encontrava afastada.

30 de Novembro de 2012 às 16:00
  • ...

€13.500*

Versão: 1.2 EcoFLEX 'start/stop'
Motor: 4 cilindros, 16 válvulas, injecção directa, gasolina
Cilindrada: 1.229cc
Potência máxima: 70cv às 5.600rpm
Binário máximo: 115Nm às 4.000rpm
Velocidade máxima: 165km/h
Aceleração máxima: 14,9seg. 0-100km/h
Transmissão: manual de 5 velocidades
Consumo urbano: 6,5 litros/100km
Consumo extra-urbano: 4,2 litros/100km
Consumo misto: 5,0 litros/100km
Emissões CO2: 118g/km
*Preço indicativo

 

A Opel prossegue a sua estratégia de renovação de produto, iniciada em 2008 com o aparecimento do Insignia, explorando vários segmentos de mercado alguns dos quais até então se encontrava afastada. Disso são exemplos o eléctrico Ampera, o utilitário-desportivo Mokka, de que aqui demos nota recentemente, e agora o pequeno citadino "fashion" Adam, baptizado com o nome do fundador da marca alemã há mais de 150 anos. Já anunciado, e com lançamento previsto para o ano que vem, está também o Cascada, no segmento dos grandes descapotáveis.

Com o novíssimo Adam, a Opel entra assim para o clube dos pequenos citadinos chiques do segmento A, cujo percurso tem sido marcado desde o ano 2000 por um crescimento da ordem dos 30 por cento.

Para não variar, e como mandam as regras do clube, a aposta do Adam vai para as tecnologias e para a personalização, como acontece com os seus mais directos concorrentes Fiat 500, Mini, Citroën DS3 e Audi A1.

As possibilidades de personalização exterior e interior do Adam são quase ilimitadas e combinam uma panóplia de cores e desenhos da carroçaria, tejadilhos, chaves, jantes, luzes ambiente, desenhos de bancos, etc, como detalhamos na página ao lado.

A marca não esconde o carácter "lifestyle urban car" do novo modelo, que visa satisfazer os novos comportamentos de uma clientela mais evoluída, homens e mulheres, que encaram o automóvel como um objecto de moda, como um modo de vida.

As tecnologias são, como referimos, outra das apostas da marca alemã. O Adam recebe um conjunto de sistemas de segurança de segmentos superiores, como é o caso do alerta de ângulo morto, e o novo sistema de informação e entretenimento IntelliLink.

IDEAL PARA A CIDADE - Apesar de ter como base uma plataforma derivada do Corsa, o novo Adam foi desenhado de raiz. Com um "design" inovador e desportivo, o benjamim da Opel tem três portas e quatro lugares e as suas dimensões (3,70m de comprimento e 1,72m de largura), são consideradas as ideais para a circulação urbana.

Para o comprovar, a Opel escolheu para a apresentação dinâmica internacional do modelo a cidade de Lisboa, por onde desfilaram, ao longo de algumas semanas, várias dezenas de coloridos Adam, que suscitaram o interesse de muitos lisboetas.

Silencioso, ágil e muito agradável de conduzir, o Adam vem equipado de série com direcção assistida eléctrica e um modo "City", que facilita a condução a velocidades mais baixas e as manobras de estacionamento. O sistema "Park Assist", que estaciona automaticamente o veículo, está, contudo, disponível como opção.

No habitáculo, não se pode dizer que o espaço seja abundante, tanto mais que a distância de 2.311mm entre eixos, uma das mais curtas do mercado, não dá margem para grandes manobras. Mesmo assim, condutor e passageiro da frente não têm grandes razões de queixa. Os bancos são confortáveis e o espaço para pernas e da cabeça ao tecto é suficiente. Atrás, é inútil esperar que um adulto de estatura média viaje à-vontade. Uma situação idêntica à do Fiat 500 ou do Mini.

Na bagageira, com uma distância muito curta entre as costas dos bancos o portão traseiro, o espaço de carga dá para carregar as compras da semana e pouco mais: 170 litros é a capacidade total. Já o transporte de bicicletas é bem mais fácil. Graças ao "Flex Fix Bike Carrier", um sistema opcional que se encontra integrado na traseira do veículo, é possível carregar duas bicicletas (30 e 20kg) na máxima segurança.

No arranque de comercialização, em Março próximo, a gama de motorizações disponível para o mercado nacional compreende apenas dois blocos a gasolina, com tecnologia ecoFLEX e "start/stop", associados a uma transmissão de cinco velocidades. São eles o 1.2 litros com 70cv (5,0 litros/100 km, 118g CO2/km) e o 1.4 litros de 100cv (5,1 litros/100km e 119g CO2/km).

Numa fase posterior, a marca conta lançar uma versão a gás liquefeito (LPG) e um novo motor a gasolina de baixa cilindrada, com turbo e injecção directa, e uma nova caixa de seis velocidades.


Muda presidência da Honda Portugal
Tom Gardner é o novo presidente da Honda Portugal. De nacionalidade inglesa, Gardner está há mais de 20 anos na Honda tendo iniciado a carreira em 1991. Em 2010 foi nomeado responsável pelo Marketing Europeu da Honda Europe e no ano seguinte assumiu a direcção-geral da Divisão Automóvel.
 

VW nomeada "Anunciante do Ano"
A Volkswagen recebe hoje, em Lisboa, na cerimónia do Festival Eurobest, o galardão de "Anunciante do Ano". O prémio da Eurobest reconhece a dedicação contínua da VW à criatividade e inovação em termos de comunicação em toda a Europa. Desde 1988, a VW já foi galardoada 150 vezes pela Eurobest.

Novo director-geral da Fiat Portugal
Luca Napolitano é o novo director-geral da Fiat Portugal SA. Formado em economia na Universidade "La Sapienza" de Roma, Luca Napolitano (43 anos) entrou nos quadros do Grupo Fiat em 2000. O actual director-geral Marcello Fantoni vai assumir a direcção-geral da Fiat Group Automobiles Netherlands B.V.


PERSONALIZAÇÃO
Nenhum igual ao outro...

A ideia da personalização não é nova, mas ganha particular destaque no caso deste novo Opel Adam perante as múltiplas possibilidades oferecidas pela marca.

A nível de equipamentos, e em vez da hierarquia tradicional, a gama Adam articula-se em três níveis de individualização: Adam Jam (prático e jovial), Adam Glam (elegante) e Adam Slam (dinâmico). O resto vem depois!

Desde a versão de entrada (a Jam), todos os Adam vêm equipados com o sistema ESP Plus, que integra várias subfunções, como o ABS e o controlo electrónico de tracção, a distribuição electrónica da força de travagem, o controlo de travagem em curva e a assistência ao arranque em subidas. Igualmente de série é o programador/limitador que permite ao condutor definir uma velocidade máxima acima de 30km/h. Os níveis superiores acrescentam muitos outros equipamentos e a lista de opcionais é também extensa, incluindo mesmo o volante aquecido, mas a coroa de glória do Adam é o opcional (300 euros) sistema IntelliLink.

Totalmente integrado na consola central, o IntelliLink permite a conectividade com "smartphones" dos sistemas operativos Android e Apple iOS, e a transferência dos seus conteúdos para um ecrã táctil policromático de sete polegadas e elevada resolução, com cinco menus disponíveis: Áudio, Telefone, Galeria, Aplicações (a navegação "Bring Go" e o podcast de rádio "Stitcher" estão disponíveis na fase inicial de comercialização) e Definições do Automóvel. A conectividade é assegurada através de USB ou Bluetooth para dispositivos de armazenamento em massa (incluindo leitores de MP3, iPod, iPad, etc.), e entrada auxiliar.

Depois disto, há muito ainda por onde escolher. Além das combinações cromáticas possíveis entre as 12 cores de carroçaria e as três do tejadilho, a marca propõe mais 31 desenhos de jantes e seis cores de "clips" amovíveis, quatro cores para o habitáculo, quinze desenhos de bancos, dezanove decorações, seis forros de tejadilho e três motivos, um dos quais um "céu estrelado" com iluminação LED (64 lâmpadas), e oito tipos de iluminação do habitáculo.
 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio