Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Alastair Fuad-Luke: O design tem de ser eticamente bonito

Alastair Fuad-Luke define-se como um facilitador, educador, investigador, escritor e ativista que promove o pensamento sobre o design. Agora é também o curador geral da Porto Design Biennale, que decorre até 25 de julho nas cidades do Porto e Matosinhos. Estamos em processo de mudança e o design, enquanto disciplina, também terá de fazer uma transição. “Já não chega ser bonito. Tem de restaurar o nosso mundo através da sua beleza”, defende.
Filipa Lino e Paulo Duarte - fotografia 18 de Junho de 2021 às 11:00

Que mensagem quer passar na Porto Design Biennale 2021?

Parte da mensagem tem que ver com a necessidade de repensar a nossa produção local. Durante a pandemia, aprendemos que as cadeias de abastecimento e os mercados globais, tal como os conhecemos, são muito variáveis e podem mudar depressa. Há um livro maravilhoso, "Small is beautiful", de E. F. Schumacher, no qual o autor apresenta um bom argumento enquanto economista, dizendo que, se queremos que toda a gente de uma determinada localidade tenha um rendimento razoável, temos de tentar manter o dinheiro nessa região. Isso significa comprar mais localmente. Não se trata de ser contra as importações ou exportações. É constatar que, se comprarmos um par de sapatos feito localmente, o lucro fica no local. Se decidirmos comprar uns ténis Nike ou de outra marca internacional, o lucro vai para outro lado.

Ver comentários
Saber mais Alastair Fuad-Luke design Porto Design Biennale economia ativismo ambiente alterações climáticas sustentabilidade comunidades globalização
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio