Notícia
Volkswagen Tiguan: Ambicioso
Mais moderno, mais tecnológico, mais “premium”. A segunda geração do utilitário-des-portivo VW Tiguan reforça argumentos num segmento em franco crescimento.
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28 de Maio de 2016 às 14:10
Características
38.730€
VW Tiguan 2.0 TDi 150cv 4x2 SCR, nível Confortline
Motor: dianteiro transversal, gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, ferro/alumínio, injecção directa, turbo, intercooler, geometria variável, start/stop
Cilindrada: 1.968cc
Potência: 150cv (3.500-4.000rpm)
Binário: 340Nm (1.750-3.000rpm)
Velocidade máxima: 204km/h
Aceleração: 9,3s 0-100km/h
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo misto: 4,7l/100km
Consumo urbano: 5,7l/100km
Cons. extra-urbano: 4,2l/100km
Emissões CO2: 125g/km (Euro VI)
Com cx automática DSG:
- 40.941€
Gama gasolina/Diesel:
- 33.448€ a 48.819€
Nove anos depois de ter chegado ao mercado, uma eternidade para o sector automóvel, a Volkswagen apresenta finalmente uma segunda geração do seu utilitário-desportivo compacto Tiguan, que se anuncia mais económico e, em vários aspectos, tão ambicioso que parece querer atacar um segmento superior.
Com mais de 2,8 milhões de unidades comercializadas no mundo, das quais 1,1 milhões na Europa e 3.100 em Portugal, o Tiguan quer posicionar-se como o novo SUV "premium" do segmento médio, onde as previsões apontam para um crescimento da ordem dos 20% até 2017. Em 2015, este segmento representou 12 mil unidades no mercado nacional.
Apesar de algumas semelhanças com a anterior geração, o novo Tiguan é um modelo completamente novo baseado na plataforma modular transversal do grupo VW identificada por MQB.
Mais moderno e tecnológico, sobretudo em matéria de conectividade, o Tiguan mede 4,49 metros de comprimento e 1,84m de largura (+60mm e +30mm, respectivamente), e tem uma distância entre eixos de mais 77mm (2.681mm no total). Em contrapartida, é mais baixo 33mm, o que beneficia a aerodinâmica.
Espaçoso e confortável, oferece materiais e acabamentos de qualidade. A gama compreende três acabamentos - Trendline, Confortline e Highline -, duas versões de tracção - dianteira 4x2 e integral 4x4 (4 Motion) -, e duas frentes, a clássica "Onroad" e a mais radical "Offroad". Todas recuperam a linguagem de estilo horizontal da marca na dianteira, que dá um aspecto visual mais largo ao modelo. Os grupos ópticos são de LED no nível Highline, mas os farolins da mesma tecnologia são de série em todas as variantes.
Mecanicamente, o leque de motores a gasolina e a Diesel vai desde 1.4 a 2.0 litros, e as potências dos 115 aos 240cv. Podem estar associados a caixa manual de 6 relações ou automática DSG de sete.
No equipamento, em relação ao antecessor, o Tiguan ganha o ar condicionado Climatronic três zonas, "airbag" de joelho para o condutor, vidros escurecidos, assistência ao estacionamento com câmara, travagem de emergência e sistema de detecção de peões, capot activo, "Lane Assist" e sistema de travagem multicolisão de série.
Novidade é o ecrã de informação activo, herdado da gama Passat, que combina o sistema de rádio e de navegação e oferece instrumentação específica "off-road".
38.730€
Motor: dianteiro transversal, gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, ferro/alumínio, injecção directa, turbo, intercooler, geometria variável, start/stop
Cilindrada: 1.968cc
Potência: 150cv (3.500-4.000rpm)
Binário: 340Nm (1.750-3.000rpm)
Velocidade máxima: 204km/h
Aceleração: 9,3s 0-100km/h
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo misto: 4,7l/100km
Consumo urbano: 5,7l/100km
Cons. extra-urbano: 4,2l/100km
Emissões CO2: 125g/km (Euro VI)
Com cx automática DSG:
- 40.941€
Gama gasolina/Diesel:
- 33.448€ a 48.819€
Nove anos depois de ter chegado ao mercado, uma eternidade para o sector automóvel, a Volkswagen apresenta finalmente uma segunda geração do seu utilitário-desportivo compacto Tiguan, que se anuncia mais económico e, em vários aspectos, tão ambicioso que parece querer atacar um segmento superior.
Com mais de 2,8 milhões de unidades comercializadas no mundo, das quais 1,1 milhões na Europa e 3.100 em Portugal, o Tiguan quer posicionar-se como o novo SUV "premium" do segmento médio, onde as previsões apontam para um crescimento da ordem dos 20% até 2017. Em 2015, este segmento representou 12 mil unidades no mercado nacional.
Apesar de algumas semelhanças com a anterior geração, o novo Tiguan é um modelo completamente novo baseado na plataforma modular transversal do grupo VW identificada por MQB.
Mais moderno e tecnológico, sobretudo em matéria de conectividade, o Tiguan mede 4,49 metros de comprimento e 1,84m de largura (+60mm e +30mm, respectivamente), e tem uma distância entre eixos de mais 77mm (2.681mm no total). Em contrapartida, é mais baixo 33mm, o que beneficia a aerodinâmica.
Espaçoso e confortável, oferece materiais e acabamentos de qualidade. A gama compreende três acabamentos - Trendline, Confortline e Highline -, duas versões de tracção - dianteira 4x2 e integral 4x4 (4 Motion) -, e duas frentes, a clássica "Onroad" e a mais radical "Offroad". Todas recuperam a linguagem de estilo horizontal da marca na dianteira, que dá um aspecto visual mais largo ao modelo. Os grupos ópticos são de LED no nível Highline, mas os farolins da mesma tecnologia são de série em todas as variantes.
Mecanicamente, o leque de motores a gasolina e a Diesel vai desde 1.4 a 2.0 litros, e as potências dos 115 aos 240cv. Podem estar associados a caixa manual de 6 relações ou automática DSG de sete.
No equipamento, em relação ao antecessor, o Tiguan ganha o ar condicionado Climatronic três zonas, "airbag" de joelho para o condutor, vidros escurecidos, assistência ao estacionamento com câmara, travagem de emergência e sistema de detecção de peões, capot activo, "Lane Assist" e sistema de travagem multicolisão de série.
Novidade é o ecrã de informação activo, herdado da gama Passat, que combina o sistema de rádio e de navegação e oferece instrumentação específica "off-road".