Notícia
Seat Ibiza: Prioridade à conectividade
Apesar do "restyling" exterior discreto, o novo Ibiza oferece motores mais eficientes, conforto melhorado e a máxima conectividade.
27 de Junho de 2015 às 10:02
Características
€18.481
Seat Ibiza 1.0 TSi FR
Motor: dianteiro transversal, gasolina, 3 cil. em linha, 12 válvulas, turbo, injecção directa, start/stop
Cilindrada: 999cc
Potência: 110cv (5.000-5.500rpm)
Binário: 200Nm (2.000-3.500rpm)
Velocidade máxima: 197km/h
Aceleração 0-100km/h: 9,2 seg.
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: n.d.
Cons. extra-urbano: n.d.
Consumo combinado: 4,3l/100km
Emissões CO2: 99g/km (Euro VI)
O Seat Ibiza vai receber alguns melhoramentos já a partir de Julho, mas desta vez a prioridade foi dada à conectividade. Novidades também a nível de motores, que estão agora mais eficientes.
Nesta actualização, o Ibiza mantém praticamente inalterada a aparência exterior, porque a intervenção se resumiu a pequenos detalhes, como o facto de os faróis integrarem agora, de série, luzes diurnas LED ou as jantes de 16 e 17 polegadas, além de terem sido acrescentadas duas novas cores de carroçaria.
O mesmo não se pode dizer em relação ao interior, onde há alterações significativas, a começar pelo redesenhado painel de bordo, que passa a integrar um ecrã táctil de 6,8 polegadas, através do qual é possível controlar do rádio à navegação e até a funções do telemóvel quando ligado ao sistema MirrorLink.
Além dos materiais serem de melhor qualidade, o desenho do painel é mais agradável à vista, pelas novas saídas de ventilação e também pelo quadro de instrumentos, de fácil leitura e com um pequeno ecrã, entre o velocímetro e conta-rotações, contendo informações úteis ao condutor.
Outra das novidades a nível do interior prende-se com a possibilidade da sua personalização, estando disponível os Colour Pack, como o Bismuth, um elegante castanho policromático, ou o Velvet, um tom rico e suave púrpura. Ou então, pode optar-se por um vermelho, um discreto cinzento e ainda o preto, o branco e o azul.
Ainda assim, o foco incide nas novas tecnologias ao alcance do condutor, tendo em vista facilitar a vida a bordo, por exemplo, fazendo com que possa manter-se ligado ao mundo exterior sem que para tal tenha de se distrair com as funcionalidades dos actuais sistemas de comunicação.
Nos argumentos do novo Ibiza o destaque vai ainda para a gama de motores, a gasolina e Diesel, mais eficientes e com menores consumos. Mas a "estrela" é, sem dúvida, o novo de três cilindros, a gasolina, de 1.0 litro e 110 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades que "casa" muito bem com este pequeno turbo.
Assim, o leque de opções é variado. A entrada de gama faz-se com a versão aspirada deste três cilindros de 1.0 litro, com apenas 75cv, a que se juntam as variantes sobrealimentadas TSi, com 90 e 110cv. Para finalizar, há ainda o turbo 1.4 TSi, de 150cv. No Diesel, a oferta está limitada ao 1.4 TDi, com 75, 90 e 105cv.
No primeiro contacto dinâmico com o novo Seat Ibiza a escolha recaiu, naturalmente, na versão mais potente, o 1.0 TSi de 110cv com caixa manual de seis velocidades.
Apesar de parte do percurso ter sido pelo sempre complicado trânsito das ruas de Barcelona, houve a oportunidade de fazer uma parte de estrada em que deu para avaliar o espírito desportivo deste motor, que não obstante ser um três cilindros, nem por isso deixa transparecer essa característica, quer em termos de vibrações quer de sonoridade. Depois, sobressai pela 'alma' que se sente qualquer que seja o regime.
_____________________________
Destaques
Produzido na fábrica espanhola de Martorell, o Seat Ibiza soma mais de 5 milhões de unidades vendidas.
Full Link: sempre ligados
A conectividade do Ibiza vai muito além dos "smartphones" compatíveis com o MirrorLink, já que com o programa Full Link os condutores podem estar sempre ligados e concentrados, seja qual for o aparelho que usem, podendo aceder às funções de comunicação através do ecrã táctil.
Três tipos de carroçaria
Disponível em três tipos de carroçaria - cinco portas, carrinha e SC (três portas) - e três níveis de equipamento - Reference, Style e FR -, o Ibiza tem preços que variam entre os €14.981 e os €24.481, para as versões a gasolina, e entre €18.382 e os €21.881 para os Diesel.
Negócios em Barcelona, a convite da SEAT
€18.481
Motor: dianteiro transversal, gasolina, 3 cil. em linha, 12 válvulas, turbo, injecção directa, start/stop
Cilindrada: 999cc
Potência: 110cv (5.000-5.500rpm)
Binário: 200Nm (2.000-3.500rpm)
Velocidade máxima: 197km/h
Aceleração 0-100km/h: 9,2 seg.
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: n.d.
Cons. extra-urbano: n.d.
Consumo combinado: 4,3l/100km
Emissões CO2: 99g/km (Euro VI)
O Seat Ibiza vai receber alguns melhoramentos já a partir de Julho, mas desta vez a prioridade foi dada à conectividade. Novidades também a nível de motores, que estão agora mais eficientes.
Nesta actualização, o Ibiza mantém praticamente inalterada a aparência exterior, porque a intervenção se resumiu a pequenos detalhes, como o facto de os faróis integrarem agora, de série, luzes diurnas LED ou as jantes de 16 e 17 polegadas, além de terem sido acrescentadas duas novas cores de carroçaria.
O mesmo não se pode dizer em relação ao interior, onde há alterações significativas, a começar pelo redesenhado painel de bordo, que passa a integrar um ecrã táctil de 6,8 polegadas, através do qual é possível controlar do rádio à navegação e até a funções do telemóvel quando ligado ao sistema MirrorLink.
Além dos materiais serem de melhor qualidade, o desenho do painel é mais agradável à vista, pelas novas saídas de ventilação e também pelo quadro de instrumentos, de fácil leitura e com um pequeno ecrã, entre o velocímetro e conta-rotações, contendo informações úteis ao condutor.
Outra das novidades a nível do interior prende-se com a possibilidade da sua personalização, estando disponível os Colour Pack, como o Bismuth, um elegante castanho policromático, ou o Velvet, um tom rico e suave púrpura. Ou então, pode optar-se por um vermelho, um discreto cinzento e ainda o preto, o branco e o azul.
Ainda assim, o foco incide nas novas tecnologias ao alcance do condutor, tendo em vista facilitar a vida a bordo, por exemplo, fazendo com que possa manter-se ligado ao mundo exterior sem que para tal tenha de se distrair com as funcionalidades dos actuais sistemas de comunicação.
Nos argumentos do novo Ibiza o destaque vai ainda para a gama de motores, a gasolina e Diesel, mais eficientes e com menores consumos. Mas a "estrela" é, sem dúvida, o novo de três cilindros, a gasolina, de 1.0 litro e 110 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades que "casa" muito bem com este pequeno turbo.
Assim, o leque de opções é variado. A entrada de gama faz-se com a versão aspirada deste três cilindros de 1.0 litro, com apenas 75cv, a que se juntam as variantes sobrealimentadas TSi, com 90 e 110cv. Para finalizar, há ainda o turbo 1.4 TSi, de 150cv. No Diesel, a oferta está limitada ao 1.4 TDi, com 75, 90 e 105cv.
No primeiro contacto dinâmico com o novo Seat Ibiza a escolha recaiu, naturalmente, na versão mais potente, o 1.0 TSi de 110cv com caixa manual de seis velocidades.
Apesar de parte do percurso ter sido pelo sempre complicado trânsito das ruas de Barcelona, houve a oportunidade de fazer uma parte de estrada em que deu para avaliar o espírito desportivo deste motor, que não obstante ser um três cilindros, nem por isso deixa transparecer essa característica, quer em termos de vibrações quer de sonoridade. Depois, sobressai pela 'alma' que se sente qualquer que seja o regime.
_____________________________
Destaques
Produzido na fábrica espanhola de Martorell, o Seat Ibiza soma mais de 5 milhões de unidades vendidas.
Full Link: sempre ligados
A conectividade do Ibiza vai muito além dos "smartphones" compatíveis com o MirrorLink, já que com o programa Full Link os condutores podem estar sempre ligados e concentrados, seja qual for o aparelho que usem, podendo aceder às funções de comunicação através do ecrã táctil.
Três tipos de carroçaria
Disponível em três tipos de carroçaria - cinco portas, carrinha e SC (três portas) - e três níveis de equipamento - Reference, Style e FR -, o Ibiza tem preços que variam entre os €14.981 e os €24.481, para as versões a gasolina, e entre €18.382 e os €21.881 para os Diesel.
Negócios em Barcelona, a convite da SEAT