Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nissan: Novo Leaf chega mais longe

A Nissan lançou uma nova versão do eléctrico Leaf com uma bateria mais potente (30kWh) e 250km de autonomia. O anterior modelo de 24kWh e 199km de autonomia é mais barato e continua à venda.

07 de Novembro de 2015 às 13:02
  • ...
Características

36.200€*

Nissan Leaf 30kWh, nível Acenta

Motor: dianteiro transversal, eléctrico, corrente alterna, 360v
Potência: 109cv às 10.000rpm
Binário: 254Nm às 3.000rpm
Bateria: iões de lítio, 30kWh, carregamento na rede eléctrica
Velocidade máxima: 144km/h
Aceleração máx.: 11,5s 0-100km/h
Tracção: dianteira
Transmissão: auto, relação única
Consumo urbano: n.d.
Cons. extra-urbano: n.d
Consumo médio: n.d.
Emissões CO2: 0g/km

*Preço com compra da bateria ou €30.300 com aluguer de bateria
Versão 24kWh - desde €30.400 com compra de bateria ou €24.500 com aluguer de bateria


A Nissan reforçou para os 250 quilómetros a autonomia do eléctrico Leaf, lançado há cerca de cinco anos. Desde então, o modelo conquistou o lugar de topo das vendas do segmento dos eléctricos no mercado europeu com mais de 46 mil unidades comercializadas, o que representa cerca de 25% do total vendido à escala global: 200 mil unidades.

O aumento da autonomia do Leaf resulta da maior capacidade de armazenamento de energia da bateria de iões de lítio, que subiu dos 24kWh para os 30kWh. Na construção da nova bateria, o construtor japonês modificou o desenho interior e recorreu ao uso de outros elementos químicos, como o carbono, o nitrogénio e o magnésio, nos respectivos eléctrodos.

Apesar da sua maior capacidade, a nova bateria mantém as dimensões das unidades de 24kWh e está instalada sob o piso, não interferindo com a habitabilidade nem com a bagageira. Pesa mais 21 quilos e pode ser carregada da mesma forma: quatro horas numa tomada de 6,6kW e 32A, ou até 12 horas numa tomada doméstica de 10A. Admite igualmente a carga a 80% através da rede de carregadores rápidos trifásicos de 400V e também recarrega parcialmente através da regeneração da energia da travagem. A garantia é de oito anos ou 160 mil kms.

Na região de Nice, no sul de França, testámos as capacidades do novo Nissan Leaf em dois percursos predefinidos, de 80km cada, num total de aproximadamente 160km. Numa primeira fase, conduzimos desde a zona urbana de Nice ao Col de Turini, sempre a subir até aos 1.800 metros de altitude, onde chegámos com uma reserva de bateria de 38%. Seguimos depois desde Turini a Nice, um percurso praticamente sempre a descer, o que deu para aproveitar ao máximo a regeneração da energia da travagem. À chegada, a capacidade da bateria situava-se nos 34%, o que pode ser considerado um bom resultado, já que a eficiência depende em muito da condução praticada.

Os melhores resultados obtidos por outras equipas de jornalistas na mesma experiência apontavam 47% de capacidade na bateria, após os 180km percorridos, o que significa que pode facilmente cumprir os 250km de autonomia com a carga total. O anterior Leaf de 24kWh tem uma autonomia de 199km e continua à venda por um preço inferior.

Aproveitando o lançamento do novo Leaf, a Nissan substituiu o sistema de entretenimento Carwings pelo NissanConnect, específico para eléctricos, e juntou a nova cor de carroçaria bronze à paleta existente.

Disponível nos níveis Acenta e Tekna e com um posicionamento de preço mais vantajoso, o novo Leaf chega aos concessionários só em Janeiro, mas as pré-encomendas estão já abertas.

Negócios em Nice, a convite da Nissan Iberia


Ver comentários
Saber mais Nissan Leaf Nissan Connect
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio