Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Audi A4 e A4 Avant: Diferente, mas não muito!

Apesar de o lançamento oficial estar agendado só para daqui a alguns meses, a Audi revelou já, e em simultâneo, o que acontece pela primeira vez, a quarta geração da berlina A4 e da familiar A4 Avant.

04 de Julho de 2015 às 10:04
  • ...
Características

€ n.d

A4 2.0 TDI 150cv, ultra, 5 portas

Motor: gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa, turbo, novo sistema start/stop
Cilindrada: 1.968cc
Potência: 150cv
Binário: 320Nm (1.500-3.250rpm)
Velocidade máxima: n.d.
Aceleração máx.: n.d.
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: n.d.
Cons. extra-urbano: n.d.
Consumo médio: 3,7/100km
Emissões CO2: 95g/km (Euro VI)


Estilo mais refinado, mas sem grandes excentricidades em comparação ao modelo anterior, o novo A4 aposta sobretudo na modularidade do habitáculo e nas novas tecnologias.

Exteriormente, as linhas da carroçaria são mais pronunciadas tanto de perfil como na dianteira, com um formato mais dinâmico, onde se destacam a nova grelha Singleframe mais ampla e os novos grupos ópticos, que passam a ser propostos de série com luzes Xénon. Em opção, estão disponíveis as luzes de LED e as Matrix. A Audi abandona assim, definitivamente, as luzes de halogéneo.

Com 4,73 metros de comprimento (mais 3 cm) e uma distância entre eixos de 2,82 m, o A4 utiliza a nova plataforma modular da Audi, que serve de base também ao novo Q7. No seu conjunto, está mais leve cerca de 120 quilos, graças à utilização de materiais mais leves como o alumínio e à optimização de outros componentes. Este facto, aliado ao baixo coeficiente aerodinâmico (0,23 na berlina e 0,26 na Avant), resulta numa redução média dos consumos de 21%.

No interior, o A4 apresenta um novo desenho no painel de instrumentos e os materiais e acabamentos são de qualidade. Como é habitual, as mudanças mais importantes a nível de equipamento fazem parte da lista dos opcionais, entre os quais está o "Cockpit Virtual" (semelhante ao do Audi TT), ou o sistema de informação activa projectada no pára-brisas. O ecrã central, agora não rebatível, aumenta para 8,3" (7" de série) e o "interface" permite a conexão com os sistemas Apple Carplay e Android Auto.

Dos modelos de gamas superiores, o A4 recebe praticamente todas as tecnologias em matéria de segurança e apoio à condução: "parking" automático com 12 sensores ultra-sónicos, assistência à travagem em cidade e um "cruise control" adaptativo com funções inovadoras. Entre outros sistemas, destaque para o avisador de aproximação de tráfego na abertura de portas e a memorização em altura do portão traseiro. O A4 pode ainda receber vidros acústicos e um sistema de som da Bose 3D.

Em termos de modularidade, o A4 retoma praticamente todos os sistemas do antecessor. Na variante familiar, a capacidade da bagageira sobe 15 litros na configuração de cinco lugares para um total de 505 litros, extensíveis aos 1.510 litros.

Nas motorizações, a escolha reparte-se por quatro versões a gasóleo TDI e três a gasolina TFSI, com potências entre os 150 e os 272cv. Podem estar associados a transmissão manual de 6 relações, S tronic de 7 e Tiptronic de 8, tracção dianteira ou integral quattro. O A4 com bloco 2.0 TDI de 150cv é, na gama, o recordista na eficiência (ver características).

O novo A4 começa a ser comercializado em meados de Novembro.


Negócios em Ingolstad, a convite da Audi


Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio