Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jeff Bezos a menos de 5 mil milhões de euros de se tornar o homem mais rico do mundo

Ontem, em poucas horas, a subida do preço das acções da Amazon acrescentou mais de 3,3 mil milhões de euros à fortuna do fundador da Amazon.

Emile Wamsteker/Bloomberg
28 de Abril de 2017 às 12:25
  • ...

O fundador da Amazon está a um passo (cerca de 4,6 mil milhões de euros) de ultrapassar Bill Gates do trono da pessoa mais rica do mundo. A empresa de comércio electrónico, que cresce acima dos dois dígitos há mais de 20 anos, anunciou ontem resultados bastante acima do esperado pelo mercado e em poucas horas a subida do preço das acções da Amazon acrescentou mais de 3,3 mil milhões de euros à fortuna de Jeff Bezos, segundo as contas feitas esta sexta-feira, dia 28 de Abril, pela Bloomberg.

A empresa revelou ontem que entre Janeiro e Março as suas vendas dispararam 23%, para 35,7 mil milhões de dólares, e reviu em alta o volume de negócios do actual trimestre que está agora entre 35,3 e os 37,8 mil milhões de dólares. Já o resultado líquido da tecnológica ascendeu a 724 milhões de dólares (1,48 dólares por acção). O mercado reagiu em forte alta a estes números, com uma valorização de quase 5% no "after-hours" em Nova Iorque, para 963 dólares – um novo máximo de histórico.


Os analistas acreditam que a Amazon, que tem registado crescimentos acima dois dois dígitos há duas décadas, não abrandará o ritmo nos próximos anos, até porque as compras online continuam a crescer em todo o mundo - são aliás o novo normal para a geração que está agora a entrar no mercado de trabalho o 'novo normal' -, mas os resultados da empresa, tradicionalmente de comércio online, são sustentados, essencialmente, pelos serviços que passou a oferecer na nuvem. O aumento dos lucros foi mesmo atribuído, em grande medida, à sua filial Amazon Web Services AWS, que aluga na nuvem espaços nos seus servidores para que as empresas armazenem dados. Esta filial é neste momento a mina de ouro da Amazon (e de Jezz Bezos).


A gigante mundial do comércio electrónico abriu recentemente a sua primeira loja física, a Amazon Go, na baixa de Seatle, onde não há funcionários nem caixas de pagamento - o consumidor é autenticado à entrada através de beacons, as compras são feitas com o smartphone através de QR Code e pagas automaticamente sem a necessidade de qualquer interacção.

Esta capacidade de inovação, de sucesso na diversificação dos negócios tendo sempre com premissa as novas tecnologias leva os analistas e investidores a acreditarem que a Amazon vai continuar a escrever história no mundo empresarial e na bolsa e que Jeff Bezos vai mesmo sentar-se na cadeira que nos últimos anos pertenceu a Bill Gates. O fundador da Amazon, que sempre sonhou com o espaço, criou a Blue Origin, uma empresa aeroespacial que já está a dar lucro e que espera fazer a primeiras viagens turísticas ao espaço já em 2018. O financiamento dessa empresa é feito sobretudo através da venda de acções da Amazon, também fundada e liderada pelo próprio Jeff Bezos.


Por enquanto o fundador da Amazon continua a ocupar o terceiro lugar do ranking de bilionários da Bloomberg, por menos de um milhão de euros de diferença para Amancio Ortega, o dono da espanhola Inditex (grupo que detém a Zara, Massimo Dutti, Oysho e Pull & Bear, por exemplo, cuja fortuna caiu recentemente.

No top 5 dos mais ricos do planeta, três amealharam fortuna, da área tecnológica – Bill Gates, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg – Amacio Ortega sustenta a sua riqueza no retalho e o guru das finanças, que liderou vários anos a holding Berkshire Hathaway, Warreen Buffett está classificado com "diversos".


Conheça mais sobre as soluções de trading online da DeGiro.

Saber mais trading amazon acções rico bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio