Outros sites Medialivre
Notícia

Governo vai distinguir empresas verdes

À semelhança dos prémios PME Excelência e PME Líder, o novo galardão, que se irá denominar PME Verde, tem como objetivo assinalar os casos de sucesso que funcionem como pilotos e referência para todas as PME portuguesas.

27 de Setembro de 2024 às 13:00
Pedro Reis, ministro da Economia.
Pedro Reis, ministro da Economia. Vítor Chi
  • Partilhar artigo
  • ...

Foto em cima: Pedro Reis, ministro da Economia.

Presente no Conselho Estratégico Fórum ESG Negócios esteve também o ministro da Economia. Pedro Reis anunciou a criação de um novo prémio para distinguir empresas com boas práticas ESG (sigla para ambiental, social e governação).

"O Ministério da Economia entende que tem que ter um papel mais proativo na agenda do ESG. E, nesse sentido, decidimos pedir ao IAPMEI que desenhe um prémio de sustentabilidade. É a nossa maneira de patrocinar a importância desta agenda estratégica", referiu Pedro Reis ao Negócios.

O ministro contou ainda que vai desafiar a Associação Portuguesa de Bancos (APB) a juntar-se ao IAPMEI neste desafio, "para que nos ajudem não só na arquitetura dos prémios, mas também no scoring e na avaliação desses mesmos critérios de cumprimento das PME, com a esperança de que isso contribua para a própria avaliação futura das empresas que ganharem esses prémios, tal como acontece no PME Líder e no PME Excelência, ou seja, que as vencedoras futuras do PME Verde se habilitem a ter melhores condições de financiamento".

Pedro Reis referiu ainda que a primeira edição do PME Verde deverá ocorrer já no início de 2025, uma vez que "a matriz de risco acelerou, e não é só a climática, e vamos entrar num ciclo de investimentos acelerados e de capacitação das nossas empresas para a internacionalização". O ministro da Economia sublinhou que, "na atração de financiamento e de fundos estrangeiros para dentro do capital das nossas empresas, este prémio pode ajudar a melhorar a qualidade do crédito, da reputação e da oferta de valor dessas empresas".

O ministro da Economia destacou ainda o papel da iniciativa Negócios Sustentabilidade 20|30 para o desenvolvimento da sustentabilidade no país, apelidando-a de "pioneira" e de ter "mérito público pelo que representa no posicionamento desta agenda".

Na sua perspetiva, a iniciativa que arrancou em 2020 "tem o enorme mérito de ter ajudado a acelerar essa agenda, a democratizar os conceitos e a melhorar a reputação das empresas que participam, pela credibilidade do meio, qualidade do júri e da análise que fazem das candidaturas. Isso é o que eu chamo também de serviço cívico", acrescentou.

Mais notícias