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Mais atento e com maior consciência ambiental, assim é o consumidor português, de acordo com um novo estudo divulgado a propósito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, assinalado a 15 de março. A pesquisa, realizada pela Consumers Trust Labs, mostra que 66% dos inquiridos apontam a sustentabilidade e a ética como tendências relevantes para a compra de um produto.
Os resultados do "Consumo Consciente e Responsável" dizem mesmo que o consumidor valoriza a economia circular (43%) e, para a maioria dos inquiridos, o respeito por critérios de sustentabilidade pode mesmo significar pagar mais por esses produtos (51,4%). Destes, a maioria (42,9%) estaria disponível para suportar um premium de até 10% sobre o valor do produto ou serviço, enquanto 6,4% admitiam ir até aos 20% e apenas 2,1% equacionavam ir além dos 20%.
A par da componente ambiental, o estudo aponta para que os consumidores mostrem preocupação com as condições laborais e sociais, com 61,7% das pessoas a dizerem que não comprariam um produto se soubessem que foi fabricado com condições precárias ou de exploração.
Apesar do crescente interesse pela sustentabilidade, o critério principal na decisão de compra continua a ser o preço e a disponibilidade, indicado por 57,6% dos inquiridos. Apenas 24,5% procura alternativas sustentáveis, como produtos em segunda mão ou reciclados, antes de realizar uma compra.
"Além da qualidade do produto ou serviço e da importância da reputação das marcas, os consumidores estão cada vez mais atentos, conscientes e sensíveis às práticas de sustentabilidade e responsabilidade social das empresas", reconhece o CEO da Consumers Trust e fundador do Portal da Queixa. Pedro Lourenço aponta, citado em comunicado, que as empresas "devem adaptar-se a estas novas tendências de consumo consciente e responsável, para serem valorizadas e elegíveis pelos consumidores".
As redes sociais exercem também um papel fundamental nas decisões de compra. O estudo revela que 54% dos consumidores são influenciados por conteúdo nas plataformas digitais e 33% confia nas avaliações e feedbacks de outros consumidores antes de adquirir um produto. A reputação das marcas tem um peso determinante: 78,1% dos consumidores lê sempre as opiniões de outros utilizadores, mesmo quando se trata de marcas menos conhecidas.
O estudo "Consumo Consciente e Responsável" foi realizado entre 3 e 12 de março, através de um questionário online, contando com a participação de 1.353 consumidores. A faixa etária mais representada foi a dos 35 aos 54 anos (36%) e a maioria dos inquiridos pertence ao género feminino (50,1%).