Outros sites Medialivre
Notícia

Portugal está a diminuir emissões de GEE sem reduzir PIB

União Europeia reduziu 4% das emissões de gases com efeito de estufa num ano. Maiores reduções aconteceram nos setores de eletricidade e gás e na indústria transformadora.

16 de Maio de 2024 às 10:25
  • Partilhar artigo
  • ...

Portugal está no grupo de países da União Europeia (UE) que está a conseguir reduzir a emissão de gases com efeito de estufa (GEE) sem impacto negativo no Produto Interno Bruto (PIB).

Novas estatísticas divulgadas pelo Eurostat indicam que, no quarto trimestre de 2023, 11 países da UE conseguiram diminuir as emissões e aumentar simultaneamente o seu PIB. São eles a Bulgária, Bélgica, Chéquia, Dinamarca, Itália, Espanha, França, Polónia, Portugal, Roménia e Croácia.

Por outro lado, dos 22 Estados-Membros da UE que se estima terem diminuído as suas emissões, 10 registaram uma diminuição do seu PIB (Estónia, Finlândia, Suécia, Alemanha, Áustria, Irlanda, Letónia, Lituânia, Países Baixos e Luxemburgo).

No quarto trimestre de 2023, as emissões de gases com efeito de estufa da economia da UE foram estimadas em 897 milhões de toneladas de CO2 equivalente, o que representa uma diminuição de 4,0 % em comparação com o mesmo trimestre de 2022 (935 milhões de toneladas de CO2 equivalente). O PIB da UE manteve-se estável, registando apenas um pequeno aumento (0,2 % no quarto trimestre de 2023, em comparação com o mesmo trimestre de 2022). 

Os setores económicos responsáveis pelas reduções em comparação com o quarto trimestre de 2022 foram o aprovisionamento de eletricidade e gás (-17,2 %) e a indústria transformadora (-3,1 %). As emissões dos agregados familiares mantiveram-se quase estáveis.

As maiores reduções de gases com efeito de estufa registaram-se na Estónia (-23,0 %), Bulgária (-17,0 %) e na Finlândia (-9,0 %). No seu conjunto, a UE registou -4% de emissões de GEE no período analisado.

O Eurostat estima um amento de emissões em Malta (+7,7 %), na Eslovénia (+5,6 %), no Chipre (+2,3 %), na Eslováquia (1,7 %) e na Grécia (+0,3 %). Simultaneamente, todos os cinco registaram um aumento do PIB: Malta (+4,3 %), Eslovénia (+2,2 %), Chipre (+2,1 %), Eslováquia (+2,2 %) e Grécia (+1,1 %).

Recorde-se que os países da UE devem monitorizar as suas emissões de acordo com regras de comunicação baseadas em obrigações acordadas internacionalmente.

A comunicação de informações abrange as emissões de sete gases com efeito de estufa de todos os setores: energia, processos industriais, utilização dos solos, reafectação dos solos e silvicultura, resíduos, agricultura, etc. A UE e os Estados-Membros também comunicam anualmente à ONU as suas emissões de gases com efeito de estufa.

 

Mais notícias