Outros sites Medialivre
Notícia

Laboratório colaborativo português na “vanguarda da inovação” em armazenamento de energia

O Vasco da Gama CoLAB é o primeiro incubador de inovação a juntar-se ao Consórcio Europeu de Baterias. Iniciativa permite desenvolvimento de tecnologias de alto valor acrescentado e criação de empregos qualificados.

13 de Junho de 2024 às 16:50
Bateria de escoamento
  • Partilhar artigo
  • ...

O Laboratório Colaborativo Vasco da Gama CoLAB (VG CoLAB), instalado na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e PORTIC – Porto Research, Technology & Innovation Center, tornou-se no primeiro incubador de inovação português a juntar-se ao consórcio europeu de baterias, IPCEI EuBatIn, financiado em 2,9 mil milhões de euros pela Comissão Europeia.

Com a participação no Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI) EuBatIn, o VG CoLAB pretende acelerar a internacionalização e alavancar a inovação tecnológica e o desenvolvimento das exportações de Portugal, no setor dos meios de armazenamento de energia necessários para a nova economia verde e transição energética.

Esta integração "é um marco crucial, não só para nós, mas também para o ecossistema das baterias em Portugal. Isto contribui decisivamente para posicionar o país na vanguarda da inovação em armazenamento de energia, promovendo o desenvolvimento de tecnologias de alto valor acrescentado e a criação de empregos qualificados", explica Cipriano Lomba, presidente do Vasco da Gama CoLAB, ao Negócios. Além disso, o "reconhecimento que nos é feito através deste selo de qualidade fortalece a imagem tecnológica e de competitividade da indústria nacional, alavancando o nosso potencial de exportação de elevado valor acrescentado e posicionando-nos como contribuinte tecnológico efetivo para a transição energética", acrescenta.

O VG CoLAB, que se foca na inovação em baterias, vê desta forma promovidas as suas atividades de investigação e desenvolvimento nas Agendas Mobilizadoras do PRR NGS (New Generation Storage) e CVB (Cadeia de Valor das Baterias em Portugal), nomeadamente no desenvolvimento de tecnologias de conversão de energia modulares e agnósticas e, ainda, pelo projeto e construção de uma linha de produção piloto de baterias de ião-sódio em Portugal.

Segundo Cipriano Lomba, esta aprovação coloca o VG CoLAB "no caminho certo para se tornar relevante no contexto da comunidade europeia do armazenamento de energia". Porém, o mesmo diz que agora "é preciso acelerar o desenvolvimento do ecossistema colaborativo". Os associados do VG CoLAB e os parceiros científicos, tecnológicos e de inovação "têm aqui uma oportunidade muito interessante para contribuir para a afirmação europeia na área das baterias", sublinha.

Fundado em 2019, no Porto, o VG CoLAB é uma associação privada sem fins lucrativos que reúne parceiros públicos e privados da academia e da indústria. Está no centro da cadeia de valor do armazenamento eletroquímico de energia, focado no desenvolvimento de tecnologias, protótipos e prestação de serviços.

Mais notícias