Outros sites Medialivre
Notícia

Há uma empresa portuguesa entre as 250 tecnológicas mais verdes do mundo

A revista Time analisou mais de 8 mil organizações de todo o mundo ligadas a produtos, serviços ou tecnologias ligadas à descarbonização. A Powerdot é uma delas.

28 de Março de 2025 às 12:45
Cátia Barbosa
  • Partilhar artigo
  • ...

São 250 as empresas tecnológicas que compõem o ranking "World’s Top GreenTech Companies of 2025", estruturado pela revista Time em parceria com a Statista, e há uma portuguesa distinguida. A Powerdot, operadora de carregamento de veículos elétricos com operação em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Polónica, foi incluída nesta lista restrita.

"A inovação e a consequente procura de soluções mais sustentáveis estão no centro do nosso trabalho e esta distinção só vem comprovar que estamos no caminho certo", considera Luís Santiago Pinto, citado em comunicado. O CEO acredita que a inclusão neste grupo de tecnológicas selecionadas se deve ao impacto que a empresa tem conseguido provocar no mercado.

Para a Time e a Statista, esta análise "demonstra a diversidade das organizações que lutam contra as mudanças climáticas e as reações positivas que receberam de investidores e clientes", tendo sido observado o "impacto positivo, força financeira e inovação" de mais de 8 mil empresas.

A amostra conta com negócios de mais de 30 países em seis continentes, sendo que os norte-americanos representam 11 das 20 empresas que compõem o top. Os primeiros três lugares são ocupados pela BETA (EUA), na área da mobilidade, Climeworks (Suíça), na captura de carbono, e Apeel (EUA), que se foca na economia circular.

A Powerdot é a única empresa de origem portuguesa que integra o ranking, ocupando a posição 115. "Este reconhecimento internacional reforça o nosso compromisso em impulsionar a mobilidade elétrica e acelerar a descarbonização do sector dos transportes", acrescenta Luís Santiago Pinto.

A empresa tem vindo a expandir a sua operação de forma sustentada, com uma aposta forte na instalação e gestão de pontos de carregamento para veículos elétricos em parceria com o retalho e entidades públicas. Conta com mais de 9 mil pontos de carregamento em cerca de 2 mil localizações em cinco mercados europeus. A Powerdot já captou mais de 465 milhões de euros, entre capital próprio e dívida, para continuar a alargar a sua área de influência.

Em outubro, os quatro fundadores – José Sacadura, Luís Santiago Pinto, Thomas Monteiro e Afonso Ramos – foram distinguidos como "Empreendedor do Ano", com o prémio João Vasconcellos da Unicorn Factory Lisboa.

Mais notícias