- Partilhar artigo
- ...
A Carmo Wood, empresa de construção de pontes de madeira corresponsável pela projeção da ponte das Jornadas Mundiais da Juventude e responsável pela construção da Ponte da Calçada de Carriche, quer impulsionar a construção de pontes em madeira em Portugal e Espanha.
A empresa segue exemplo sueco que possui mais de três mil pontes do género. "Queremos seguir o exemplo de outros países do norte da Europa e viabilizar, em Portugal como em Espanha, a construção de pontes em madeira ou mistas acima dos 50 metros de largura e centenas de metros de comprimento, tanto para acesso pedonal como para acesso rodoviário", afirma João Figueiredo, administrador da Carmo Wood.
"A Suécia é um exemplo inspirador, com mais de três mil pontes em madeira", destaca João Figueiredo.
Defendendo a complexidade e qualidade das pontes em madeira, a empresa acaba de estabelecer uma parceria com o especialista em engenharia de pontes, Roberto Crocetti. "Esta parceria estratégica representa um compromisso claro da Carmo Wood em elevar o padrão de excelência no setor, colocando Portugal e Espanha como líderes europeus neste campo", acrescenta o administrador.
Fruto desta parceria, Crocetti irá dar formação aos mais de 20 engenheiros de projeto da empresa, bem como a todos os engenheiros, arquitetos e profissionais do setor que queiram participar. A ação terá lugar na fábrica da Carmo Wood em Oliveira de Frades, de 5 a 8 de março e está sujeito a inscrição.
Roberto Crocetti tem mais de duas décadas de experiência dedicada à engenharia de madeira, com um foco particular em estruturas de longo vão, pontes, conexões e estruturas híbridas.
Foi também professor na Universidade de Tecnologia de Chalmers e na Universidade de Lund, ambas na Suécia. Atualmente, é professor adjunto de estruturas híbridas baseadas em madeira na KTH - Instituto Real de Tecnologia da Suécia, onde também desenvolve cursos relacionados com a engenharia estrutural.
Além do seu trabalho académico, Crocetti é engenheiro estrutural na empresa de consultoria TBS, onde lida com projetos de estruturas de madeira, nomeadamente pontes de madeira e projetos de pesquisa e desenvolvimento.