Outros sites Medialivre
Notícia

Comissão Europeia distribui 422 milhões para combustíveis alternativos

Entre os 39 projetos inovadores financiados, há um português que vai receber quase três milhões de euros. Do hidrogénio à eletrificação, o objetivo é descarbonizar o setor dos transportes.

Financiamento tem origem no Mecanismo para as Infraestruturas de Combustíveis Alternativos, Pedro Brutt Pacheco;
  • Partilhar artigo
  • ...

Em 2019, o sector dos transportes foi responsável por cerca de um quarto das emissões de dióxido de carbono na União Europeia. O maior contributo é dos transportes rodoviários (73%), mas a má notícia é que esta é uma área em que as emissões de gases com efeito de estufa aumentaram 33,5% entre 1990 e 2019, segundo dados da Comissão Europeia. O objetivo comunitário é reduzir as emissões em 90% até 2050.

Para lá chegar, a Comissão está a financiar projetos inovadores que tenham como foco a criação de infraestruturas para combustíveis alternativos no sector dos transportes rodoviários, aéreos e marítimos. São 422 milhões de euros destinados a um total de 39 iniciativas, uma delas com origem em Portugal.

De acordo com informação divulgada esta quinta-feira, a Mota Engil Renewing vai receber um financiamento de 2,94 milhões de euros para a instalação de 66 parques de carregamento acessíveis ao público. Estas zonas serão equipadas com 94 pontos de carregamento – quatro de 350kW e 90 de 159kW. Já esta sexta-feira, as ações da Mota-Engil na Bolsa de Lisboa valorizaram 1,33% para 2,89 euros.

O financiamento tem origem no Mecanismo para as Infraestruturas de Combustíveis Alternativos, que pretende criar capacidade de abastecimento em toda a rede transeuropeia de transportes (RTE-T) e apoiar o esforço de descarbonização do setor.

Os projetos selecionados focam-se na instalação de pontos de carregamento públicos para veículos ligeiros, mas também para pesados, e na criação de estações de abastecimento de hidrogénio. Existem ainda iniciativas para eletrificar aeroportos, num total de oito, e tornar nove portos marítimos mais verdes.

"Os 39 projetos que apoiamos vão acelerar a implementação de infraestrutura crítica de recarregamento e reabastecimento necessária para as nossas frotas de emissão zero em expansão", enquadrou Apostolos Tzitzikostas. O comissário para Transportes e Turismo Sustentáveis afirma que serão acrescentados "quase cinco mil novos postos de carregamento" que vão contribuir "para um ambiente mais limpo" em toda a União Europeia.

Mais notícias