Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

Vitória de Le Pen pode sair cara à dívida francesa 

O banco de investimento norte-americano não acredita porém que a Le Pen vença as eleições e, caso o consiga, cumpra o que prometeu.

  • 1
  • ...

A possibilidade de Marine Le Pen vir a ser eleita nas eleições presidenciais em França, no próximo mês, tem vindo a cair. Ainda assim, e apesar de as sondagens assumirem a derrota de Le Pen, depois do resultado do Brexit e da eleição de Donald Trump nos EUA, os investidores preferem manter todas as hipóteses em aberto.

Os grandes bancos de investimento estão a fazer contas, tentando antecipar qual o verdadeiro impacto da líder da extrema-direita no Eliseu. Se para muitas gestoras, a vitória de Le Pen poderá até abrir uma boa oportunidade de investimento nas acções europeias, na dívida as perspectivas apontam noutra direcção.

Segundo os cálculos do JPMorgan, este desfecho nas eleições francesas poderia fazer disparar os custos de financiamento do país. Assumindo que Le Pen ganhava as eleições e conseguia cumprir as suas promessas, forçando a saída de França do euro, os juros a dois anos poderiam saltar para 10%, face aos actuais -0,488%. Já a dez anos, a "yield" poderia aumentar para os 5,7%, no nível mais elevado desde 1997. O banco de investimento norte-americano não acredita porém que a Le Pen vença as eleições e, caso o consiga, cumpra o que prometeu. Falta saber se os franceses estão dispostos a arriscar.

 

Jornalista

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio