Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

Inovação gera inovação

Ninguém inventa nada a partir do zero. Um produto ou um serviço inovador não nascem a partir de uma "tábua rasa".

  • 2
  • ...
Vão sendo desenvolvidos, com graus maiores ou menores de ruptura em relação ao que existia. Em meados dos anos 80, quem seria capaz de prever que, menos de uma geração depois, a utilização de um computador já não estaria confinada a um local específico? Em meados dos anos 90, quando a internet iniciou o seu percurso de massificação, quem anteciparia a revolução que iria provocar? Em meados da década passada, quem poderia adivinhar que as redes sociais tais como as conhecemos hoje mobilizariam centenas de milhões de pessoas em todo o Mundo, colocando-as em comunicação entre elas, ajudando à mobilização para causas concretas e forçando as empresas a estarem presentes e atentas a uma ferramenta que, bem gerida, pode ser um poderoso meio de divulgação, fidelização e aperfeiçoamento de produtos e serviços? A área das tecnologias da informação e a Internet são excelentes exemplos de como a inovação gera mais inovação. A revista "Fast Company" distingue este ano a Apple como a empresa mais inovadora não pelo que fez mas pela capacidade que teve de, ao criar novos produtos, como o iPhone e o iPad, colocar em movimento muitas outras empresas que desenvolvem aplicações para serem utilizadas sobre os seus "gadgets". Nos Estados Unidos, empresas de grande dimensão premeiam os seus clientes e fornecedores pela capacidade de inovar. É uma tendência que começa a disseminar-se em Portugal e de que se dá conta nesta edição do "In". É uma situação em que o próprio mercado toma a iniciativa de criar estímulos à inovação, sem estar à espera de reconhecimento ou apoio do Estado. É um bom caminho.
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio