Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

Tanta humilhação...merecida!

"Portuguese bailout threatened by politics" titulava ontem o"The Wall Street Journal", onde se podia ler ainda "Portugal gets friendly advice", do conhecido (e influente) colunista Irwin Stelzer.

  • 33
  • ...
O "El Pais" dizia "Los políticos ceden el mando em Portugal".

O "The New York Times" falava em "Squabbling Portugal to agree aid deal ahead of vote", enquanto o seu gémeo "Herald Tribune" dizia "Bailout for Portugal will put politicians in a vise". Finalmente o "Financial Times" avançava "Portugal's PM launches opposition attack".

Todos os artigos traçavam um retrato feio da classe política portuguesa, entretida em guerrinhas idiotas enquanto o país se afunda (o FMI prevê, mesmo sem o PEC IV ou V, uma recessão em 2011 e 2012). Some-se a isto o que se passou no último Ecofin, onde o ministro das Finanças, que não deve ter lido a Constituição, aventou que Comissão, BCE e FMI têm de negociar directamente com os partidos; e onde um Presidente, que se cala intra-portas, falou demais… e está tudo dito.

É por isso que não nos podemos queixar dos puxões de orelhas de governantes estrangeiros. Quem pode condenar o "shut up" de Ollie Rehn a Cavaco, ou o recado do ministro das Finanças da Finlândia, que sugeriu um pacote mais duro do que o PEC IV? E quem se pode atirar ao ministro holandês que recomendou a Portugal uma "reviravolta completa"?

Nunca me iludi com a qualidade da nossa classe política. Mas nunca pensei que um dia chegaríamos a esta humilhação. Ouvir jornais e colunistas estrangeiros (de referência) dizer que o nosso resgate pode ser prejudicado porque a classe política se coloca ao nível do miserável é mau demais. Mas é verdade. Que vergonha!


Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio