Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

BES OP...ortunidade falhada?

Ricardo Salgado ficou "indignado" com o destaque dado ao Banco Espírito Santo, a propósito das investigações à sucursal de Madrid. Tudo porque o BES apenas guardava 5,5 milhões, dos 1500 milhões de euros bloqueados pelas autoridades espanholas.

  • ...

Até pode ser que tenha razão. O problema é que Ricardo Salgado se está a esquecer de um aforismo que os banqueiros da sua geração costumam repetir em privado: "Os bancos são como as senhoras. Quando se começa a falar delas...".

A máxima é estupidamente sexista. Mas expurgado esse pormenor (conta o sentido), ela expõe a grande vulnerabilidade do BES: o seu "track record". Ele foram as investigações ao Espírito Santo Bank, em Miami; ele foi a ligação ao caso "mensalão", no Brasil; ele foi o empreendimento Portucale; ele foi a operação "Furacão"; agora é a investigação em Madrid. Ufa...! É muita coisa, em pouco tempo, para uma instituição só. Com um "histórico" destes, quem pode criticar a "actuação aparatosa" das autoridades e das televisões, "convocadas para o local uma hora antes da chegada da polícia"?

Em vez de sugerir eventuais "rasteiras" dos espanhóis, Ricardo Salgado devia estar preocupado com outra questão: para a opinião pública, o ponto comum aos países onde aconteceram estes problemas é... o presidente da instituição.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio