Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

A energia verde como escolha viável

O Dia Mundial do Ambiente é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre o quanto pequenas mudanças podem ter um impacto profundo, quando adotadas coletivamente. Ao mostrarmos verdadeiramente a energia renovável como a opção mais viável, podemos garantir um futuro mais limpo e sustentável para os que vierem a seguir a nós.

  • 1
  • ...

Neste Dia Mundial do Ambiente, celebramos não só a beleza do nosso planeta, mas também a urgência da transição energética para um futuro mais sustentável. A transição para o uso de energia renovável é essencial, e essa mudança começa com cada um de nós. Contudo, cabe às empresas assumir um papel de liderança nesta jornada, adotando práticas que promovam verdadeiramente a utilização de energias limpas.

 

A crescente consciencialização dos consumidores é uma força motriz para a transição energética, e tem resultado. As pessoas estão cada vez mais conscientes de que temos a responsabilidade coletiva de proteger o ambiente e cumprir os nossos compromissos internacionais de neutralidade carbónica. No entanto, da teoria há que passar para a prática e, como já ouvimos tantas vezes, a verdadeira transformação começa em casa, com escolhas diárias que, cumulativamente, fazem uma diferença significativa.

 

As empresas e marcas em Portugal têm tido um papel fundamental nesse processo, não apenas adotando práticas sustentáveis, mas também influenciando positivamente os comportamentos dos consumidores. Mas há algo que continua a falhar. Um estudo recente da EY revelou uma crescente apatia em relação à transição energética. Três quartos dos consumidores consideram que já fizeram tudo o que podiam para serem sustentáveis, e apenas menos de um terço está disposto a investir mais tempo e dinheiro em ações de energia sustentável. O estudo revela ainda que a pressão financeira é um fator significativo, com quase 7 em cada 10 inquiridos a afirmar que não podem comportar um aumento de 10% na conta de eletricidade.

 

São dados que nos mostram a necessidade de tornar a energia limpa acessível a todos. As empresas têm urgentemente de encontrar formas de reduzir custos e passar essas poupanças para os consumidores, mostrando que as práticas verdes não são apenas uma questão ética, mas são também uma questão económica. Aí, é fundamental o papel dos líderes empresariais: um líder visionário vê além do curto-prazo e investe em inovações sustentáveis, que beneficiam tanto a empresa quanto a comunidade a longo prazo, e que apoiam os consumidores e o País a cumprir a transição digital e energética e a atingir os seus objetivos.

 

Em Portugal, estamos num ponto de viragem. Ainda assim há uma disposição clara para adotar o recurso a energias e comportamentos menos poluidores, e as empresas têm de aproveitar este momento para reforçar os seus compromissos ambientais. Digitalização e sustentabilidade podem e devem caminhar juntas, proporcionando soluções que reduzam o consumo de recursos e custos operacionais, com benefícios diretos e palpáveis para os consumidores.

 

O Dia Mundial do Ambiente é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre o quanto pequenas mudanças podem ter um impacto profundo, quando adotadas coletivamente. Ao mostrarmos verdadeiramente a energia renovável como a opção mais viável, podemos garantir um futuro mais limpo e sustentável para os que vierem a seguir a nós.

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio