Opinião
Irlanda assume presidência da UE com promessas otimistas
Tópicos as palavras que fazem as notícias do mundo
1. Irlanda assume presidência da UE com promessas otimistas
“O ano de 2013 vai inaugurar uma nova fase na busca da recuperação económica pela União Europeia”. A promessa é do ministro dos Negócios Estrangeiros da Irlanda, Eamon Gilmore. A Irlanda assume esta semana a presidência da União e tem vindo a comprometer-se em restaurar o crescimento.
Fasquia muito elevada se tivermos em conta que é um dos países resgatados, sujeito a um regime que ainda não produziu resultados. O otimismo é justificado com as capacidades dos irlandeses que nos últimos 40 anos transformaram um país rural e atrasado numa das sociedades mais abastadas. Isto é: não é menos inflacionado pela adesão comunitária do que essa mesma transformação.
Gilmore prevê um novo sistema de garantias que, espera-se, traga os jovens para dentro do mercado de trabalho e um acordo comercial com os EUA que ajudará as empresas online e os pequenos negócios a prosperar no mercado único. Para já, é boa vontade e circunstância.
2. SONY/BMG
Há mais interessadas, mas a Sony uniu-se à BMG para uma oferta por diversas etiquetas da EMI que a Universal Music colocou à venda, incluindo a Parlophone, a marca mais antiga em atividade. A Universal não queria vender, mas é a solução para responder às exigências dos reguladores europeus no negócio com a EMI. Mas Sony e Bertelsmann não pretendem ressuscitar a joint-venture para a música que encerraram há 4 anos.
3. FMI
As conversações estavam interrompidas há 3 semanas por causa da escaldante situação política. Ontem o diretor do FMI para a Ásia, Masood Ahmed, voltou ao Egito e encontrou-se com o primeiro ministro Hisham Kandil. O país está perante uma grave crise económica desde a queda de Hosni Mubarak. A incerteza afugentou turistas e capital estrangeiro. A libra egípcia desvaloriza semana após semana. O empréstimo de 3.641 milhões de euros pelo menos adiará o caos.
"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Consulte e saiba mais em www.negocios.pt