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Opinião
04 de Novembro de 2016 às 10:03

A esquina do Rio

Daqui a pouco tempo, realizam-se as presidenciais norte-americanas e cresce o debate sobre o peso da abstenção nos resultados eleitorais.

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Back to basics
A tradição deve funcionar como guia, nunca pode ser encarada como uma limitação.
W. Somerset Maugham

Eleições
Daqui a pouco tempo, realizam-se as presidenciais norte-americanas e cresce o debate sobre o peso da abstenção nos resultados eleitorais. Recentemente, em Portugal, essa questão colocou-se nas eleições regionais dos Açores, com a abstenção a rondar os 60%. E com o início do novo ciclo eleitoral, no próximo ano, com as autárquicas, crescem as dúvidas sobre a dimensão da abstenção, os seus efeitos e o que pode significar em termos de regime. Não resisto a citar um excerto de um texto de Manuel Villaverde Cabral, publicado esta semana no Observador e que retrata exactamente o que se passa. Com a devida vénia, aqui vai: "Nos Estados Unidos como em Portugal e, crescentemente, na maior parte dos países que têm a liberdade de votar, a enorme crise da representação política que reina entre nós, são os abstencionistas que fazem, por defeito, os resultados eleitorais. Assim como o actual presidente português, com a sua badalada vitória, acabou por ter os votos de menos de um quarto dos eleitores inscritos, o abstencionismo também é muito alto nos Estados Unidos, embora a comparência às eleições presidenciais ('turn out'), seja mesmo assim, superior à nossa. O que não deixa de ser inquietante é que os destinos da humanidade estejam, sem exagero, nas mãos dos abstencionistas, como os destinos dos portugueses, mas a verdade é que assim é!" Este é o estado a que políticos e seus partidos conduziram a participação cívica: tudo se resume a pagar com impostos o desgoverno que praticam. A certa altura, as pessoas cansam-se.

Dixit
"Estão a pôr ciclovias no meio das passadeiras e não devia ser permitido."
José Miguel Trigoso, Presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa

Semanada
• Os portugueses compraram, em média, nove mil telemóveis por dia no primeiro semestre deste ano - em 2010, a média era de 17 mil aparelhos por dia • 80% dos aparelhos vendidos este ano foram smartphones • os "call centers" empregam cerca de cem mil trabalhadores • o consumo de cerveja caiu 25% nos últimos dez anos em Portugal • as praxes académicas já provocaram nove queixas em seis estabelecimentos de ensino diferentes, nos dois primeiros meses do ano lectivo • um estudo da Marktest indica que o concelho do país com melhor índice de qualidade de vida é Castelo de Vide • 40% das medidas previstas no Simplex foram executadas nos primeiros seis meses do programa • há 930 mil portugueses sem médico de família • a Educação teve mais dinheiro no Orçamento de 2012 do que aquele que está previsto no orçamento de 2017 • o Turismo criou este ano 45 mil postos de trabalho • 25% dos mortos na estrada são vítimas de atropelamento e Portugal regista mais de cinco mil acidentes com peões por ano • Trump passou a liderar as sondagens no Dia das Bruxas • os célebres novos lugares de estacionamento que a Câmara Municipal de Lisboa vai criar para moradores da cidade serão afinal pagos e terão um custo mensal de 30 euros • foi revelado que a França fez um acordo secreto com a Comissão Europeia para não cumprir as metas do défice.

Folhear
Como será daqui a uns anos organizar uma colectânea de escritos trocados entre duas personalidades? Será uma empreitada digital no correio electrónico? Existirão livros com as mensagens trocadas no whatsapp, no messenger do facebook ou no hangouts do gmail? O livro que aqui vos trago hoje não é nada disso: é uma recolha da correspondência escrita e trocada entre Jorge de Sena e Eugénio de Andrade durante 30 anos, entre 1949 e 1978. São cartas e postais, tudo transportado a troco de selos de correio. A organização deste livro, editado pela Guerra & Paz, coube a José da Cruz Santos, com o apoio de Mécia de Sena, de Isabel de Sena e de Jorge Fazenda Lourenço, um editor que trabalhou com os dois poetas, que se correspondiam evidenciando uma profunda amizade. Manuel S. Fonseca, que dirige a editora, faz notar que "por estas cartas e postais passa Portugal". E pormenoriza: "As grandes batalhas literárias, os conflitos estéticos, o rumor pesado da Academia contra o qual Eugénio e Sena se batem, mas também a vida política, a falta de liberdade, a explosão dela no 25 de Abril, as esperanças e as frustrações que se lhe seguiram, que Eugénio, primeiro denuncia:… a esquerda revolucionária já está a ser aproximada pelos bem pensantes do país, incluindo os comunistas, da mais sinistra reacção" e a que logo Sena responde "… revolução, que cada vez me parece mais um conluio de continuistas e de arranjistas, com alguns revolucionários parvos pelo meio, e muitos demagogos a agarrar os tachos com muita pressa…". De tudo isto há testemunho, vibrante, nestas cartas.

Gosto
A Menos é Mais Arquitectos Associados e João Mendes Ribeiro estão na "shortlist" do prémio internacional do Royal Institute Of British Architects, graças ao seu projecto do Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, nos Açores.

Não gosto
Da política de afastamentos e nomeações de compadrio que o Ministério da Cultura está a levar a cabo e que já ditou a saída de Miguel Leal Coelho da administração do CCB e da coordenação do seu Centro de Espectáculos, que ergueu ao longo de duas décadas.

Ver
Esta semana, apenas sugestões fotográficas. Começo pela colecção de retratos que o pintor, artista gráfico e fotógrafo Fernando Lemos fez de amigos seus - escritores, artistas, ensaístas e actores - entre 1949 e 1952. Fernando Lemos foi uma figura destacada entre os surrealistas portugueses e cerca de seis dezenas de retratos fotográficos são agora expostos no Museu Berardo, no CCB. Intitulada "Fernando Lemos: Para um Retrato Coletivo de Portugal, no fim dos Anos 40", a mostra pode ser vista até 31 de Dezembro. Como sublinha o comissário da exposição, Pedro Lapa, mais do que retratos de pessoas, procura mostrar o retrato de uma geração - "são retratos da solidão colectiva". Ali se podem ver os retrato de Sophia de Mello Breyner Andresen, Adolfo Casais Monteiro, Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva, Jacinto Ramos, António Dacosta, Jorge de Sena e Mécia de Sena, Cardoso Pires, Mário Cesariny, Glicínia Quartin, Manuela Seixas e um magnífico auto-retrato do próprio Fernando Lemos, que aqui se reproduz. Fernando Lemos, hoje com 90 anos, vive no Brasil desde 1953. Outra exposição a reter é "Reverso, o Mesmo e o Outro", onde Mariano Piçarra juntou 34 fotografias inspiradas no pensamento do filósofo José Marinho - é, aliás, a segunda vez que o faz. A primeira foi em 1999 com "Grave" - na Biblioteca Nacional até 21 de Janeiro. No Espaço Novo Banco, Praça Marquês de Pombal 3, pode visitar selecções do acervo da excelente Colecção de Fotografia Contemporânea que foi criada pelo BES e que depois passou para o Novo Banco. Por último, Valter Vinagre apresenta "Da Natureza das Coisas", a partir deste sábado e até 18 de Dezembro, na Travessa da Ermida, em Belém.

Arco da velha
Uma utilizadora de um autocarro no Porto, que numa travagem brusca foi projectada contra uma das portas do veículo, recebeu uma carta da empresa transportadora STCP a exigir o pagamento de 870 euros por danos causados ao veículo.

Ouvir
Um dos mais importantes catálogos do jazz mundial, da editora Blue Note, relançou agora alguns dos seus álbuns históricos, gravados na década de 50 e 60, com um conjunto de caixas, cada uma incluindo cinco álbuns originais de um artista. O nome da colecção é "Blue Note - 5 Original Albums". Na caixa do saxofonista Dexter Gordon, destaque para os álbuns "Doin' Allright" e "Dexter Calling", ambos gravados em apenas três dias, em Maio de 1961, com músicos como Freddie Hubbard, Horace Parlan e Paul Chambers, entre outros. Na caixa do saxofonista e compositor Wayne Shorter, destaque para o seu primeiro disco registado para a Blue Note (ao todo, gravou 11 para a etiqueta entre 1964 e 1970). Falo de "Night Dreamer", gravado em 1964 no estúdio de Rudy Van Gelder, com Lee Morgan, McCoy Tyner, Reggie Workman e Elvin Jones. Destaque ainda para as caixas dedicadas ao guitarrista Kenny Burrell, ao saxofonista Joe Henderson e ao pianista e teclista Herbie Hancock, nomeadamente para os álbuns "Inventions & Dimensions" e "Speak Like a Child". A terminar, a caixa dedicada ao baterista Art Blakey e aos seus Jazz Messengers, nomeadamente para o disco "A Night In Tunisia", que contou com a participação de Wayne Shorter. Trata-se uma invulgar colecção de gravações que juntam alguns dos mais destacados músicos e compositores de jazz dessa época, numa fase especialmente criativa. Os álbuns de toda a colecção reproduzem em formato CD as capas e conteúdo dos LP's originais. Colecção disponível em Portugal, distribuída pela Universal Music.

Provar
Desta vez não venho falar de um restaurante, mas de uma invulgar colecção de selos postais. Trata-se de uma emissão filatélica dos CTT sobre as indústrias conserveiras portuguesas. Esta emissão tem a particularidade de a série sobre conserveiras ser apresentada dentro de uma lata de conservas especialmente serigrafada e preparada para o efeito. A fábrica "Conservas Ramirez", fundada em 1853 e que é a mais antiga instalação industrial conserveira em funcionamento em todo o mundo, foi a parceira dos CTT nesta colecção, que inclui seis selos com uma tiragem de 125.000 exemplares. Biqueirão, sardinha, cavala, atum, lula e enguia são as espécies incluídas na série, cujo design esteve a cargo de Fernando Pendão. Eu, que sou fã de conservas, fiquei deliciado com a ideia. E, já agora, nem compreendo porque é que em bons restaurantes portugueses não são apresentadas com maior frequência conservas como entrada ou base de um prato - como acontece com tanta frequência noutros países, a começar por Espanha.


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