Opinião
Quanto cortisol liberta a sua empresa?
Numa altura em que a prioridade é a taxa de carbono, gostaria de perguntar quanto cortisol liberta cada empresa portuguesa.
Segundo uma investigação divulgada pela Harvard Business Review, sempre que numa empresa temos conversas menos positivas, ou seja, conversas como uma crítica a um líder, desentendimento com um colega ou apelidar um colega de preguiçoso ou negligente, faz com que os nossos cérebros libertem uma substância que se chama de cortisol. Qual o impacto de libertarmos cortisol?
Primeiro o cortisol tem um efeito nocivo para a saúde, pois aumenta a tensão arterial, açúcar no sangue, além de afetar o sistema imunitário. Depois predispõe os colaboradores para questões negativas que em nada ajudam a organização no seu desempenho. Mais grave, é que está provado cientificamente que o cortisol tem uma libertação prolongada, ou seja, demora aproximadamente 26 horas a desaparecer do nosso cérebro. Significa isto que sempre que um colaborador realizar uma conversa de índole negativa, encontrar-se-á afetado por esta substância durante 26 horas.
Por outro lado, quando temos conversas positivas dentro das nossas organizações, libertamos oxitocina, a qual aumenta o nosso bem-estar, a nossa capacidade de comunicar e ainda a nossa confiança.
Neste sentido, as conversações dentro das organizações têm uma influência direta na inovação, estratégia e empatia entre colaboradores.
Temos então uma escolha clara.
A sua empresa prefere libertar cortisol ou oxitocina?
Gestor e Professor Universitário
Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico.