Outros sites Medialivre
Notícia

Apólices com opções de microbilidade

“Trata-se de coberturas opcionais, mas que foram criadas tendo em conta as novas formas de mobilidade e de vivência nas cidades”, sublinha Alexandre Ramos.

24 de Novembro de 2021 às 14:30
Alexandre Ramos refere o efeito da micromobilidade nas apólices. Pedro Pina
  • Partilhar artigo
  • ...

As soluções de micromobilidade como as trotinetes, as bicicletas e as segways, entre outras, otimizam a mobilidade nas grandes cidades com poupança de tempo nas deslocações e redução da pegada de carbono. Mas, como assinala Rita Travassos, responsável de Operações Automóvel do Grupo Ageas Portugal, "têm riscos, com o incremento da utilização deste tipo de veículos, muito por força da sua utilização por turistas e por jovens, em especial nas áreas de maior densidade urbana, aumentam o número de acidentes quer por colisão quer por atropelamentos de peões".

Os dados estatísticos revelam que os danos mais graves ocorrem nos peões atropelados. "Mais informação e mais formação, associadas a um contexto de circulação mais seguro são medidas a aplicar para reduzir o risco e, é aqui que as seguradoras terão um papel ativo, na proteção do risco para que o consumidor final possa usufruir das vantagens associadas à micromobilidade remetendo para as seguradoras o que elas sabem fazer de melhor, protegeram-nos", defende Rita Travassos.

Seguros de micromobilidade

As seguradoras já estão a integrar as opções de micromobilidade nas suas apólices. Como refere Alexandre Ramos, chief information officer (CIO) da Liberty na Europa Ocidental, "a longo prazo, a tendência é de aumento do uso de veículos de micromobilidade e, como tal, os carros misturar-se-ão com estes veículos, especialmente nos grandes centros urbanos".

A pensar em quem opta pela bicicleta, a Liberty criou o seguro Liberty Bike, que contém a cobertura obrigatória de responsabilidade civil, de acidentes pessoais e de danos e roubo. Refere ainda que os seguros Liberty Sobre Rodas, Liberty 2 Rodas e Génesis Automóvel, o novo canal de venda direta da Liberty, foram ajustados e hoje têm disponíveis coberturas a pensar em possíveis acidentes com bicicletas ou cadeiras de rodas motorizadas. "Trata-se de coberturas opcionais, mas que foram criadas tendo em conta as novas formas de mobilidade e de vivência nas cidades".

Alexandre Ramos admite que com um maior uso dos transportes públicos e das soluções de mobilidade, como a bicicleta, pode traduzir-se, a longo prazo, numa redução do número de pessoas que circulam nos grandes centros urbanos com recurso a veículos ligeiros próprios. "A nível global, a Liberty tem um acumulado de produtos e serviços na área da mobilidade, do produto por consumo e do micro seguro, que nos dá confiança suficiente para sentirmos que estamos preparados para esta evolução natural. No entanto, nos dias de hoje, verifica-se ainda um aumento da circulação automóvel em comparação com 2019", assinalou o gestor.

Mais notícias