Outros sites Medialivre
Notícia

Revista do ano: Em Maio, BCP regressa aos lucros e Cameron surpreende com maioria absoluta

O primeiro trimestre do ano marca o regresso do BCP aos lucros. A CGD regista, no mesmo período, prejuízos de 8,9 milhões de euros. A 17 de Maio são conhecidos os interessados em comprar a TAP e no mesmo dia o Benfica sagra-se bicampeão após um empate com o Vitória de Guimarães.

Negócios 15 de Dezembro de 2015 às 09:00
Bruno Simão/Negócios
  • Partilhar artigo
  • ...
ACONTECIMENTOS NACIONAIS

Sexta-feira, 1 de Maio

BES vende Miami por nove milhões de euros. O Banco Espírito Santo chega a acordo com o Grupo Benacerraf para a alienação de 3,18 milhões de acções do Espírito Santo Bank. O preço de venda deverá ascender a 10 milhões de dólares e no prazo de um ano espera-se que a operação seja concluída.

Segunda-feira, 4 de Maio
BCP regressa aos lucros. Desde o primeiro trimestre de 2012 que o Banco Comercial Português não apresentava um trimestre positivo. Conseguiu-o nos primeiros três meses de 2015. O banco liderado por Nuno Amado alcançou um lucro consolidado. E não foi só a actividade internacional a contribuir – as operações em Portugal também somaram um resultado positivo.

Terça-feira, 5 de Maio 
A biografia de Pedro Passos Coelho. A biografia autorizada de Passos Coelho e a divulgação de que Portas se terá demitido através de mensagem escrita deixaram o CDS profundamente irritado. A ponto de Paulo Portas ter vindo esclarecer as circunstâncias em que apresentou a demissão a 2 de Julho de 2013, desmentindo a tese apresentada por Passos Coelho no livro. Além disso, a biografia enganou-se no dia em que Portas apresentou a demissão: não foi a 3 de Julho, como é dito, mas a 2 de Julho de 2013.

Sábado, 16 de Maio
Pedro Passos Coelho e Paulo Portas formalizam coligação pré-eleitoral. Em Guimarães, perante 1.500 testemunhas, os partidos da direita assinaram os papéis da aliança anunciada a 25 de Abril.    

Domingo, 17 de Maio
Benfica é bicampeão. 31 anos depois, o Sport Lisboa e Benfica é bicampeão nacional. Em Guimarães, os "encarnados" empataram com o Vitória mas o empate a zero entre o Porto e o Belenenses, garantiu à penúltima jornada o título de campeão da época 2014/2015.

Segunda-feira, 18 de Maio
Três interessados na corrida à TAP. David Neeleman, German Efromovich e Miguel Pais do Amaral são os três interessados na aquisição de até 61% da transportadora aérea.   

Terça-feira, 19 de Maio
Emirates voa para as camisolas para o Benfica. A SAD do Benfica anunciou um acordo com a Emirates para o patrocínio das camisolas do Benfica por cinco anos. Os valores do negócio não foram revelados. 

Quarta-feira, 20 de Maio
Portugal emite com juros negativos. Pela primeira vez na história, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) conseguiu obter uma taxa média com um sinal de menos numa emissão de dívida de curto prazo. Portugal juntou-se, assim, a um já vasto grupo de países que estão a receber juros para se financiarem nos mercados. 

Quinta-feira, 21 de Maio
Azul e Efromovich na corrida à TAP. Pais do Amaral afastado. O Governo anuncia que vai avançar para a fase de negociação de venda de 61% da TAP apenas com David Neeleman e Germán Efromovich. de fora fica Pais do Amaral por não ter apresentado uma proposta vinculativa, uma das condições impostas no caderno de encargos. 

Caixa regista prejuízos no primeiro trimestre. A CGD registou, no primeiro trimestre, um prejuízo de 8,9 milhões de euros devido ao aumento dos encargos com o fundo de pensões. 

Segunda-feira, 25 de Maio
Semapa lança OPA sobre o seu capital. A Semapa anuncia que vai avançar com uma oferta pública de aquisição sobre si própria, uma operação que inclui uma troca de acções com a Portucel.  

Terça-feira, 26 de Maio
Teixeira dos Santos recusa Montepio. "Após uma prolongada reflexão, achei por bem não aceitar o referido convite", revela Teixeira dos Santos numa nota enviada às redacções, anunciando assim que não aceitou o convite de Tomás Correia para assumir a liderança do Montepio.

Quinta-feira, 28 de Maio
Governo confirma recondução de Carlos Costa como governador do Banco de Portugal. O Governo convidou Carlos Costa para continuar a ser o governador do Banco de Portugal, confirmou, a 28 de Maio, o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, após a reunião do Conselho de Ministros.

ACONTECIMENTOS INTERNACIONAIS 

Segunda-feira, 4 de Maio

Ex-CEO da HP é a segunda mulher na corrida à Casa Branca. Depois de Hillary Clinton, Carly Fiorina é a segunda mulher a apresentar a sua candidatura às Presidenciais norte-americanas. 

Quinta-feira, 7 de Maio

David Cameron vence eleições com maioria absoluta. Uma vitória estrondosa que superou todas as sondagens. David Cameron vence eleições com maioria parlamentar, com os trabalhistas e liberais democratas a serem os grandes derrotados. Os nacionalistas escoceses passaram de um pequeno partido para a terceira maior força no parlamento. Os resultados provocaram a demissão de três líderes partidários.

Sexta-feira, 8 de Maio
Celebrações do final da II Guerra Mundial por toda a Europa. A Europa comemorou o 70º aniversário do desembarque aliado na Normandia.  

Quinta-feira, 14 de Maio
Honda recolhe 4,89 milhões de carros. A Honda anuncia que vai chamar às oficinas 4,89 milhões de veículos produzidos entre 2002 e 2008, depois da Nissan e da Toyota terem na véspera anunciado a recolha de um total de 6,5 milhões de automóveis com defeito no airbag. 

Segunda-feira, 18 de Maio

UE cria força naval para combater tráfico de seres humanos no Mediterrâneo. A UE vai criar uma operação naval, com sede em Roma, com o objectivo de combater as redes de tráfico de seres humanos que operam a partir da Líbia. Federica Mogherini disse acreditar que a operação poderá entrar em acção já em Junho.

Sábado, 23 de Maio
Morre o matemático John Nash. O Nobel da Economia morreu no dia 23 de Maio. Tinha 86 anos. Nasd e a sua esposa, Alicia, foram vítimas de um acidente de táxi no sábado, em New Jersey. John Nash foi Nobel da Economia em 1994, em conjunto com John Harsanyi e Reinhard Selten pelo trabalho desenvolvido na teoria dos jogos, que procurou perceber como é que as pessoas, Governos e empresas cooperam e competem. 

Domingo, 24 de Maio
Irlanda diz "sim" ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. O "sim" vence o referendo sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo com 62,3% dos votos. Com quase o dobro dos votos do que o "não", num referendo onde 60% dos eleitores votaram, a vitória do "sim" foi considerada um revolta social num país arreigadamente católico.

Podemos e Cidadãos roubam palco a PP e PSOE. Os movimentos de cidadãos, em particular o Podemos (esquerda) e o Ciudadanos (centro-direita) confirmaram a sua força, tornando-se peças incontornáveis em algumas regiões e ganhando inclusivamente alguns municípios, como foi o caso de Barcelona. Se por um lado o PP conseguiu manter a liderança em percentagem de votos nas autarquias, por outro lado sofreu um forte revés ao cair cerca de 10 pontos percentuais para 27%, segundo os dados provisórios com 98% dos votos contados.

Mais notícias