- Partilhar artigo
- ...
Foto em cima: A tecnologia UC3 aplica-se a qualquer indústria.
Em outubro de 2012, foi fundada a Ultimate Power, que contava, entre os seus sócios, com Vítor Gonçalo, Paulo Gonçalo e Diogo Quintão. A empresa desenvolveu equipamentos de otimização energética e de energias renováveis, aplicáveis em carros, barcos, camiões, geradores, máquinas e transportes industriais, visando reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes. No ano passado, em 2023, a UTIS venceu a categoria de Grandes Empresas - Serviços, nos Prémios Exportação e Internacionalização, uma iniciativa do Novo Banco e do Negócios, em parceria com a Iberinform Portugal.
Patentes e Semapa
Esta patente foi registada em nome da Ultimate Cell, empresa criada em março de 2016 por Vítor Gonçalo, Paulo Gonçalo e Diogo Quintão, com o objetivo principal de desenvolver produtos e técnicas inovadoras para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e as emissões poluentes. Como refere Paulo Gonçalo, "a Ultimate Cell apostou fortemente em Investigação e Desenvolvimento, focando-se no hidrogénio (H2) como uma alternativa viável e eficiente para melhorar a eficiência dos sistemas de combustão. A primeira patente, propriedade da Ultimate Power, foi registada em 2010 para otimização dos motores de combustão interna, seguida por uma patente em 2015, que representou uma melhoria substancial com o mesmo objetivo."
Em 2018, a Ultimate Cell e a Secil criaram a empresa Ultimate Technology Industrial Savings (UTIS), uma joint venture em partes iguais, numa combinação de recursos para cumprir um objetivo comercial comum: criar uma solução estratégica e tangível para melhorar a eficiência energética e descarbonizar os processos industriais. O sucesso alcançado pela UTIS, e os excelentes resultados financeiros obtidos - levou a que, no final de 2021, a participação de 50% da Secil passasse para a sua holding, Semapa, que, em 2023, recebeu 3 milhões de euros em dividendos da UTIS.