Outros sites Medialivre
Notícia

Estados Unidos são o grande mercado

Em 2023, o mercado norte-americano representava 61% dos 2,8 mil milhões de dólares do volume de negócios. Em 2024, a Hikma Pharmaceuticals reforçou a sua posição através de novas aquisições.

11 de Novembro de 2024 às 14:30
Bruno Simão
  • Partilhar artigo
  • ...

"A Hikma tornou-se um dos três principais fornecedores norte-americanos de medicamentos injetáveis", afirmou Riad Mishlawi, CEO da Hikma Pharmaceuticals, a propósito da aquisição da Xellia Pharmaceuticals nos EUA e de ativos relacionados, por 185 milhões de dólares, em setembro de 2024. Esta aquisição inclui uma carteira comercial, um pipeline de produtos diferenciados, uma fábrica em Cleveland, Ohio, redes de vendas e marketing, e um centro de I&D em Zagreb, na Croácia. Em 2023, a Hikma já tinha adquirido os ativos da Akorn, então em processo de insolvência, por 98 milhões de dólares. No mesmo ano, a Hikma vencia a categoria Multinacional dos Prémios Exportação e Internacionalização, uma iniciativa do Novo Banco e do Negócios, em parceria com a Iberinform Portugal.

Em 2022, a Hikma entrou no mercado canadiano com a aquisição dos ativos da Taligent, em situação de falência, por 45,75 milhões de dólares. Essa transação incluiu 25 produtos injetáveis estéreis, três produtos oftálmicos licenciados e sete outros produtos (quatro dos quais já aprovados pela Health Canada) em fase de inovação.

A Hikma é uma das poucas empresas farmacêuticas globais com recursos avançados para a produção de medicamentos injetáveis estéreis em grande escala.Riad Mishlawi
CEO da Hikma Pharmaceuticals

Os Estados Unidos são o principal mercado da Hikma Pharmaceuticals, tendo representado, em 2023, 61% dos 2,8 mil milhões de volume de negócios, através da produção de genéricos e de medicamentos para áreas terapêuticas como as respiratórias, oncologia e dor.

A vantagem dos injetáveis

No que diz respeito aos segmentos de negócio, os produtos injetáveis representam 42,8% das operações da Hikma Pharmaceuticals, sendo o restante dividido entre produtos próprios e genéricos. O mercado de genéricos é altamente competitivo e caracterizado por preços baixos, enquanto os injetáveis "constituem um elemento diferenciador chave" devido à necessidade de "um processo de fabrico fiável e de elevada qualidade. A Hikma é uma das poucas empresas farmacêuticas globais com recursos avançados para a produção de medicamentos injetáveis estéreis em grande escala, possuindo um dos melhores registos de qualidade e um fornecimento consistente e fiável desses medicamentos", explicou Riad Mishlawi ao Expresso, em 2019, quando liderava esta área de negócios. Em setembro de 2023, Mishlawi foi nomeado CEO da Hikma Pharmaceuticals.

Na Europa, além de Portugal, a Hikma possui fábricas em Itália e Alemanha, que fornecem produtos injetáveis para a América do Norte, Europa, Médio Oriente e Norte de África. A empresa está presente em França e no Reino Unido e, em maio de 2024, anunciou a criação da Hikma Espanha, num mercado de genéricos injetáveis avaliado em cerca de 860 milhões de dólares.

Mais notícias