Outros sites Medialivre
Notícia

A era dos millennials e do ChatGPT

A transformação digital, a inteligência artificial, o desenvolvimento de novos produtos, as novas tecnologias e a descarbonização marcam o futuro da Bondalti.

28 de Outubro de 2024 às 14:30
Bondalti Chemicals, em Estarreja.
  • Partilhar artigo
  • ...

Foto em cima: Bondalti Chemicals, em Estarreja. 

Em 2023, pela primeira vez em décadas, a idade média dos colaboradores da Bondalti situava-se abaixo dos 43 anos, com 48% dos trabalhadores a serem millennials, isto é, com idades entre 27 e 41 anos. Este é um feito importante para uma empresa que tem as suas raízes na CUF, fundada por Alfredo da Silva em 1898.

As tecnologias emergentes e a transformação digital são os motores da transformação do negócio e da eficiência ambiental das operações. Em 2023, a Bondalti implementou dois projetos com grande foco na área de automação e controlo, dedicados à análise de dados. Os desafios da inteligência artificial também fazem parte da abordagem à digitalização.

Em 2023, a Bondalti criou o Guia de Utilização do ChatGPT para capacitar os colaboradores da empresa a utilizar esta ferramenta de forma eficiente e informada. Nesse mesmo ano, a empresa venceu a categoria de Grandes Empresas nos Prémios Exportação e Internacionalização, uma iniciativa do Novo Banco e do Negócios, em parceria com a Iberinform Portugal.

A inovação e o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias são cruciais em empresas industriais como a Bondalti. "Faz parte da nossa cultura de inovação utilizar a melhor tecnologia disponível", afirmou André de Albuquerque, administrador executivo da Bondalti. Por isso, nos últimos anos, foram instalados a última geração de eletrolisadores de membrana para a produção de cloro.

Lítio de dessalinização

Estão a aplicar a tecnologia de eletrólise na refinação de lítio, "com resultados muito positivos na instalação piloto, o que representa uma inovação mundial e assume particular relevância, uma vez que apresenta uma pegada ambiental cerca de 50% inferior às tecnologias tradicionais utilizadas", explica André de Albuquerque.

O compromisso com a descarbonização e a sustentabilidade contribuem para tornar a indústria química mais sustentável.André de Albuquerque
Administrador Executivo da Bondalti

Na Bondalti Water, existe uma forte aposta na dessalinização, desenvolvendo soluções para os setores industrial e terciário (hospitais e hotéis), com foco em instalações de pequena dimensão ou em equipamentos portáteis. Recentemente, foi instalado um sistema avançado de dessalinização da água do mar nas seis unidades hoteleiras do Grupo Pestana, em Alvor, para assegurar a rega de espaços verdes e a manutenção de piscinas de água doce.

Nos propósitos de sustentabilidade da Bondalti está a criação de "uma química inovadora e sustentável, tendo definidos objetivos concretos de sustentabilidade até 2030", assinalou André de Albuquerque. Adianta que "o compromisso com a descarbonização e a sustentabilidade contribui para tornar a indústria química mais sustentável, em benefício dos nossos clientes, fornecedores e das comunidades onde estamos presentes."

Entre as metas de sustentabilidade, inclui-se o objetivo de reduzir, até 2030 e tendo como referência 2005, em 50% as emissões de gases com efeito de estufa de âmbito 1, que são as emissões diretas de fontes controladas ou pertencentes à empresa, e em 100% das emissões de âmbito 2, que são as emissões indiretas provenientes da geração de eletricidade, calor ou vapor adquiridos pela empresa.

A Bondalti tem como objetivo consumir apenas energia elétrica renovável nas suas atividades até 2030, tendo alcançado 40% em 2023. Na descarbonização do espaço industrial de Estarreja, está a investir, até 2025, mais de 70 milhões de euros na eficiência energética e na sustentabilidade ambiental. 

Mais notícias