Outros sites Medialivre
Notícia

Filkemp: Os fios de pesca que já conquistaram vários campeonatos mundiais

A Filkemp venceu o prémio exportação na categoria de melhor PME de bens transaccionáveis.

15 de Março de 2016 às 17:00
Ana Brígida
  • Partilhar artigo
  • ...
A Filkemp nasceu em 1997 surgida de uma reorganização de uma empresa alemã já presente em Portugal há várias décadas.

A fábrica produzia apenas um único produto, mas depressa evoluiu juntou aos ficos de pesca outros produtos, como fios técnicos, cerdas abrasivas e produtos para impressão em 3D.

A facturação anual alcança os 18,3 milhões de euros, com quase 100% da produção a destinar-se aos mercados externos, espalhados por cinco continentes. Os principais mercados de exportação são assim a Alemanha (27%), China (22%), Bélgica e Espanha (com 12% cada).

"A maior parte da nossa facturação são fios técnicos que os nossos clientes transformam em telas que por, sua vez, são utilizadas em máquinas de papel", diz o presidente da Filkemp, Markus Kemper. "São produtos que requerem um controlo de qualidade muito rigoroso, pois qualquer paragem não programada de uma máquina de papel pode custar centenas de milhares de euros".

Mas quais foram as armas usadas para crescer? "Um dos segredos do nosso negócio é conseguirmos aumentar continuamente a nossa produtividade, pois só assim conseguimos manter a nossa competitividade. ". Com este objectivo, investiram uma média de 1,2 milhões a 1,5 milhões d euros por ano na unidade fabril.

Os fios de pesca são outro dos produtos da empresa, tanto para o mercado profissional como para o desportivo. A Filkemp tem duas marcas próprias registadas a nível mundial - Hi-Seas e Triple Fish- com as quais já ganhou diversos campeonatos mundiais de pesca.

A Filkemp encontra-se actualmente a desenvolver uma nova gama de produtos ligados às novas tecnologias. "O desenvolvimento de software e de maquinaria obriga a uma constante adaptação dos produtos à nova realidade, tornando a experiência muito mais gratificante e emocionante. Espera-se que venha a ser um mercado de rápido crescimento, que nos coloca enormes desafios tanto a nível de desenvolvimento de produto como a nível de distribuição", explica Markus Kemper.

Outro dos produtos produzidas pela empresa são filamentos abrasivos, usados para produzir ferramentas que se destinam a desbastar, lixar ou polir uma grande variedade de superfícies, como cimento, pedra ou metal.

O crescimento lá fora vai continuar a ser uma das principais apostas. "A Filkemp exporta perto de 100% da sua produção e cobre todos os continentes. Não se coloca na realidade a questão de querermos entrar em novos mercados geográficos", aponta Markus Kemper. "Coloca-se sim a questão de como vamos uma maior quota de mercado em alguns dos mercados em que já temos presença, ou de como conseguir penetrar nesses mercados em novas áreas de negócio com novos produtos".

Mais notícias