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Primavera investe 5 milhões em "spin off" com os olhos postos lá fora

A tecnológica está a alargar os negócios e vai apostar num produto, o Valuekeep, com o mesmo nome da nova empresa. No início, o grupo irá gastar 1,6 milhões de euros e alocar uma equipa com cerca de 10 funcionários a este projecto.

11 de Outubro de 2016 às 09:59
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A tecnológica Primavera BSS está a diversificar actividade, com o objectivo de chegar a mais clientes, mas também de aumentar as receitas fora de Portugal. Por isso, a empresa lançou uma "spin off", chamada Valuekeep, num investimento inicial de 1,6 milhões de euros, mas que pode chegar aos cinco milhões de euros, para os primeiros quatro anos em Investigação e Desenvolvimento. O montante aplicado tem também como objectivo a abordagem crescente aos mercados internacionais.

Em declarações ao Negócios Jorge Batista, co-CEO da companhia, salientou que "a criação desta 'spin off' estava planeada há cerca de três anos". Esta solução, referiu o responsável, "está especialmente desenhada para gerir activos não lineares e equipas técnicas que prestam serviços de manutenção no terreno", segundo o gestor. Os activos não lineares, neste caso, são edifícios ou equipamentos de que dispõe a organização que contrata o serviço.

Jorge Batista contou ainda que "já era nosso entendimento que para explorarmos a nível mundial o potencial do mercado de software de manutenção e gestão de activos não bastaria ter uma solução funcionalmente rica", referiu, explicando que o produto funciona numa base "cloud" que foi elaborada para que "interpretasse de forma mais natural um modelo de negócio baseado em subscrições e onde a distribuição do produto fosse simples e imediata".

Segundo as informações disponibilizadas pela sociedade, a decisão de optar por este segmento está relacionada com o seu potencial de crescimento. "A área de soluções tecnológicas de manutenção de activos tem um potencial de crescimento de 9,6% até 2019", referiu o grupo tecnológico, que conta com 280 colaboradores e 14 mil clientes. Está presente em Portugal, Espanha, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

Negócio lá fora

A Valuekeep irá ser lançada em simultâneo em Portugal, Espanha e Reino Unido, neste ano. A "spin off" terá uma equipa de 10 pessoas, referiu o mesmo responsável.

A Primavera pretende diminuir o peso do mercado português nos negócios, num futuro próximo. "O mercado nacional foi e é importante, na conquista de 'know-how'. Permitiu-nos solidificar a solução e obter junto dos clientes o 'feedback' necessário para evoluirmos o produto em linha com as necessidades de mercado, mas já hoje não é o nosso mercado principal. A nossa expectativa é que dentro de um a dois anos o mercado nacional represente uma pequena fatia das vendas da Valuekeep", adiantou Jorge Batista. O gestor não descartou um investimento em outras actividades, tendo em conta as oportunidades que possam existir no mercado. "Estamos sempre atentos, quer lançando novas soluções de marca Primavera, quer criando novas unidades de negócio - foi o caso da criação da Public Services no início de 2016 -, quer apostando em start-ups tecnológicas" salientou o gestor.

Entre as várias start-ups que a tecnológica foi criando, o co-CEO destacou a Nutrium, "que desenvolve soluções para a área médica, a Numbersbelieve, tecnológica, e a Waveform, especializada em aplicações móveis". Todas estas sociedades são participadas da Primavera.



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