- Partilhar artigo
- ...
A Sandeman colocou o Douro no cenário mundial virtual com uma visita virtual totalmente imersiva pelos vários espaços emblemáticos da Quinta do Seixo, desde a adega onde são vinificados os Vinhos do Porto Sandeman até à varanda com vista para o rio Douro, característica desta propriedade de referência da Sogrape, ou visitar a sala de provas, através de óculos de realidade virtual. Durante toda a experiência, os visitantes podem comunicar uns com os outros em tempo real, além de poderem interagir com elementos digitais que se encontram ao longo de toda a experiência, como por exemplo garrafas de vinho. "Esta componente de interação é o maior fator de diferenciação de outras iniciativas de realidade virtual que existem atualmente no setor do enoturismo, e no setor do turismo em geral", garantiu ao Negócios, André Campos, diretor de Estratégia, Inovação e Transformação da Sogrape. Esta experiência, denominada Sandeman & Douro Metaverse Experience, está atualmente disponível nas Caves Sandeman mas promete, futuramente, permitir que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, explore a mais antiga Região Demarcada e Regulamentada. Este projeto, permitiu à Sogrape o reconhecimento de dois galardões no Prémio Nacional de Inovação, nas categorias de Web 3.0 e Grande Empresa.
De Vila Nova de Gaia para o mundo
O projeto tem uma motivação clara: endereçar um desejo identificado junto dos consumidores que diariamente visitam esta empresa da Sogrape nos centros de visitas de Vinho do Porto, em Vila Nova Gaia, que se encontram a mais de 100 quilómetros de distância das vinhas onde crescem as uvas que vão dar origem ao Vinho do Porto. "Dada a distância, muitos dos visitantes gostariam, mas não têm oportunidade, de conhecer a região do Douro, a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo e as suas impressionantes paisagens". Nasceu assim a Sandeman & Douro Metaverse Experience com o objetivo de levar o Douro a qualquer parte do mundo, que apesar de ter começando pelos centros de visitas da Sandeman em Vila Nova de Gaia, abre "uma enorme janela de oportunidades para a comunicação da região e do vinho que ali se produz, em qualquer lugar onde exista um simples equipamento de realidade virtual".
Este projeto, que surge no âmbito do programa de inovação interno da Sogrape - "onde equipas multidisciplinares trabalham na identificação e resolução de desafios de forma criativa e inovadora" -, foi lançado no final do mês de novembro de 2023. Mas tal como explicou André Campos, dada a natureza inovadora do projeto, os meses seguintes corresponderam à execução do teste-piloto, cujo objetivo era aferir o interesse por parte dos visitantes a esta tecnologia e pequenas correções e melhorias à experiência desenhada, bem como avaliar a exequibilidade de alargar a experiência a novos públicos e outras regiões. "Estes meses resultaram numa taxa de ocupação de cerca de 90% dos ‘slots’ disponibilizados e o feedback recolhido foi bastante positivo, com uma avaliação global de 4.9 em 5, o que abre fortes perspetivas para a fase de escalamento e rentabilização da experiência, que agora se inicia".
Impacto social e ambiental positivo
Através da promoção virtual da Região Demarcada do Douro, esta iniciativa contribuiu, segundo a Sogrape, para a valorização e promoção de uma região do interior do país, destacando a sua beleza natural, a sua cultura e o seu património histórico. "Isso não só atrai a atenção de potenciais novos visitantes, mas também promove a comunidade local, mostrando o potencial turístico da região e impulsionando as atividades económicas locais".
Prestígio e reconhecimento por receber PNI
O responsável salienta ainda o reconhecimento da coragem da Sogrape e dos seus colaboradores em ousar inovar e liderar num setor tão tradicional como ainda é o do vinho, e a aposta da empresa em soluções inovadoras para os desafios que se colocam diariamente, sempre com o intuito de criar experiências memoráveis para os nossos visitantes e consumidores.
"Acreditamos que estes prémios são um reconhecimento que vai para além da experiência do Metaverse, e que reconhecem uma ligação quase simbiótica da Sogrape com a inovação, que se inicia no momento da sua fundação, em 1942, com o lançamento de um produto tão pioneiro e ousado para a época como o Mateus Rosé". A inovação, assegura o responsável, está na génese da Sogrape e é algo que se perpetuou até ao presente, onde "a empresa ousou desmaterializar a mais antiga região demarcada do mundo, trazendo-a para o metaverso".
Relativamente aos planos futuros para o "Sandeman & Douro Metaverse Experience", incluindo possíveis expansões e melhorias baseadas no feedback dos utilizadores, André Campo enfatiza que uma vez que visitantes e consumidores estiveram na génese desta experiência, todo o feedback recolhido junto dos mesmos no âmbito deste projeto está a ser tido em conta, de forma a aperfeiçoar a experiência. "Atualmente, a experiência encontra-se apenas disponível no Centro de Visitas da Sandeman, em Vila Nova de Gaia. No entanto, a solução que foi desenvolvida é agnóstica em relação à área especifica em que é aplicada, ou seja, os princípios e a infraestrutura subjacentes podem ser adaptados e aplicados de forma eficaz em diferentes contextos". É nessa aplicação a diferentes use cases que a equipa de projeto está a trabalhar, trazendo a experiência para fora dos centros de visitas, permitindo que a mesma seja utilizada em muitos outros contextos, de Enoturismo e não só.
De Vila Nova de Gaia para o mundo
O projeto tem uma motivação clara: endereçar um desejo identificado junto dos consumidores que diariamente visitam esta empresa da Sogrape nos centros de visitas de Vinho do Porto, em Vila Nova Gaia, que se encontram a mais de 100 quilómetros de distância das vinhas onde crescem as uvas que vão dar origem ao Vinho do Porto. "Dada a distância, muitos dos visitantes gostariam, mas não têm oportunidade, de conhecer a região do Douro, a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo e as suas impressionantes paisagens". Nasceu assim a Sandeman & Douro Metaverse Experience com o objetivo de levar o Douro a qualquer parte do mundo, que apesar de ter começando pelos centros de visitas da Sandeman em Vila Nova de Gaia, abre "uma enorme janela de oportunidades para a comunicação da região e do vinho que ali se produz, em qualquer lugar onde exista um simples equipamento de realidade virtual".
A Sogrape é a primeira marca de vinhos em Portugal com presença no metaverso.
Este projeto, que surge no âmbito do programa de inovação interno da Sogrape - "onde equipas multidisciplinares trabalham na identificação e resolução de desafios de forma criativa e inovadora" -, foi lançado no final do mês de novembro de 2023. Mas tal como explicou André Campos, dada a natureza inovadora do projeto, os meses seguintes corresponderam à execução do teste-piloto, cujo objetivo era aferir o interesse por parte dos visitantes a esta tecnologia e pequenas correções e melhorias à experiência desenhada, bem como avaliar a exequibilidade de alargar a experiência a novos públicos e outras regiões. "Estes meses resultaram numa taxa de ocupação de cerca de 90% dos ‘slots’ disponibilizados e o feedback recolhido foi bastante positivo, com uma avaliação global de 4.9 em 5, o que abre fortes perspetivas para a fase de escalamento e rentabilização da experiência, que agora se inicia".
Impacto social e ambiental positivo
Através da promoção virtual da Região Demarcada do Douro, esta iniciativa contribuiu, segundo a Sogrape, para a valorização e promoção de uma região do interior do país, destacando a sua beleza natural, a sua cultura e o seu património histórico. "Isso não só atrai a atenção de potenciais novos visitantes, mas também promove a comunidade local, mostrando o potencial turístico da região e impulsionando as atividades económicas locais".
Os visitantes podem desfrutar da experiência sem se deslocarem fisicamente ao espaço, não gerando emissões de carbono adicionais decorrentes das viagens. André Campos
Diretor de Estratégia, Inovação e Transformação da Sogrape
A nível ambiental, André Campos realça que ao permitir a visita virtual da região, a iniciativa ajuda a reduzir a pegada de carbono associada ao turismo de massas. "Os visitantes podem desfrutar da experiência sem se deslocarem fisicamente ao espaço, não gerando emissões de carbono adicionais decorrentes das viagens. Deste modo, o Sandeman & Douro Metaverse Experience não só promove o Douro a uma escala global, mas também ajuda a preservar o ambiente natural e a sustentabilidade da região, proporcionando uma experiência turística mais responsável e consciente". Diretor de Estratégia, Inovação e Transformação da Sogrape
Prestígio e reconhecimento por receber PNI
Considerando que estamos numa fase de escalar a solução e abri-la a novos ‘use cases’, para o projeto, este prémio é a cereja em cima do bolo. André Campos
Diretor de Estratégia, Inovação e Transformação da Sogrape
Conquistar o Prémio Nacional de Inovação (PNI) nas categorias de Web 3.0 e Grandes Empresas foi classificado pelo diretor de Estratégia, Inovação e Transformação como um momento prestigiante para este projeto e para a Sogrape em geral. "Considerando que estamos numa fase de escalar a solução e abri-la a novos ‘use cases’, para o projeto este prémio é a cereja em cima do bolo, que trará a energia certa à Sogrape e a todos aqueles que de uma forma ou de outra farão parte desta jornada, nomeadamente os consumidores que passam a ter acesso a uma experiência reconhecida e premiada por um júri de reconhecido prestígio". Diretor de Estratégia, Inovação e Transformação da Sogrape
O responsável salienta ainda o reconhecimento da coragem da Sogrape e dos seus colaboradores em ousar inovar e liderar num setor tão tradicional como ainda é o do vinho, e a aposta da empresa em soluções inovadoras para os desafios que se colocam diariamente, sempre com o intuito de criar experiências memoráveis para os nossos visitantes e consumidores.
Turista faz a experiência imersiva virtual à Quinta do Seixo.
"Acreditamos que estes prémios são um reconhecimento que vai para além da experiência do Metaverse, e que reconhecem uma ligação quase simbiótica da Sogrape com a inovação, que se inicia no momento da sua fundação, em 1942, com o lançamento de um produto tão pioneiro e ousado para a época como o Mateus Rosé". A inovação, assegura o responsável, está na génese da Sogrape e é algo que se perpetuou até ao presente, onde "a empresa ousou desmaterializar a mais antiga região demarcada do mundo, trazendo-a para o metaverso".
Relativamente aos planos futuros para o "Sandeman & Douro Metaverse Experience", incluindo possíveis expansões e melhorias baseadas no feedback dos utilizadores, André Campo enfatiza que uma vez que visitantes e consumidores estiveram na génese desta experiência, todo o feedback recolhido junto dos mesmos no âmbito deste projeto está a ser tido em conta, de forma a aperfeiçoar a experiência. "Atualmente, a experiência encontra-se apenas disponível no Centro de Visitas da Sandeman, em Vila Nova de Gaia. No entanto, a solução que foi desenvolvida é agnóstica em relação à área especifica em que é aplicada, ou seja, os princípios e a infraestrutura subjacentes podem ser adaptados e aplicados de forma eficaz em diferentes contextos". É nessa aplicação a diferentes use cases que a equipa de projeto está a trabalhar, trazendo a experiência para fora dos centros de visitas, permitindo que a mesma seja utilizada em muitos outros contextos, de Enoturismo e não só.
O impacto ambiental do projeto Sandeman & Douro Metaverse Experience Redução das Emissões de CarbonoAo permitir que as pessoas explorem virtualmente a região do Douro, o projeto pode reduzir a necessidade de viagens físicas, contribuindo assim para a redução da pegada de carbono associada ao turismo.
Promoção da Consciência AmbientalAo destacar a beleza natural do Douro e a importância da preservação ambiental, o projeto pode sensibilizar as pessoas para questões ambientais e incentivar práticas mais sustentáveis de turismo e consumo.
Turismo SustentávelO projeto pode promover um modelo mais sustentável de turismo, incentivando práticas como a gestão responsável dos recursos naturais, o apoio à produção local e o respeito pela cultura e tradições da comunidade local. Em resumo, ao reduzir as emissões de carbono associadas ao turismo, promover a consciência ambiental e incentivar o turismo sustentável, o projeto pode ter um impacto ambiental positivo tanto a nível local como global.
Promoção da Consciência AmbientalAo destacar a beleza natural do Douro e a importância da preservação ambiental, o projeto pode sensibilizar as pessoas para questões ambientais e incentivar práticas mais sustentáveis de turismo e consumo.
Turismo SustentávelO projeto pode promover um modelo mais sustentável de turismo, incentivando práticas como a gestão responsável dos recursos naturais, o apoio à produção local e o respeito pela cultura e tradições da comunidade local. Em resumo, ao reduzir as emissões de carbono associadas ao turismo, promover a consciência ambiental e incentivar o turismo sustentável, o projeto pode ter um impacto ambiental positivo tanto a nível local como global.