- Partilhar artigo
- ...
A necessidade urgente de aprimorar a precisão e a eficiência nos diagnósticos de esquizofrenia e outros transtornos mentais foi o grande catalisador para a criação da Psychomeasure, que conquistou o Prémio Nacional de Inovação, no segmento Negócio, categoria Saúde. A startup de Aveiro desenvolveu uma ferramenta clínica inovadora que utiliza Processamento de Linguagem Natural (PLN) para auxiliar profissionais de saúde mental no diagnóstico e monitorização de pacientes com esquizofrenia e outras condições psiquiátricas.
A ferramenta clínica Psychomeasure fornece marcadores cognitivos baseados na fala, que podem ser usados de maneira semelhante a um hemograma, proporcionando diagnósticos mais rápidos e precisos no diagnóstico de doenças mentais.
Conceptualmente, esta plataforma de healthtech fornece marcadores cognitivos baseados na fala, que podem ser usados de maneira semelhante a um hemograma, proporcionando diagnósticos mais rápidos e precisos. Uma inovação particularmente importante se levarmos em conta que a Organização Mundial de Saúde estima que um em cada seis indivíduos na Europa tem ou terá um distúrbio mental durante a sua vida. "A nível mundial, este alarmante número chega a quase mil milhões de pessoas afetadas, com os métodos tradicionais a serem frequentemente demorados, subjetivos e propensos a erros, o que pode atrasar o tratamento e agravar as condições dos pacientes", explicou ao Negócios Eduardo Sampaio, CEO da Psychomeasure. A ferramenta aborda, assim, os desafios dos métodos de diagnóstico atuais, reduzindo a dependência de relatos subjetivos dos pacientes e avaliações clínicas.
Plataforma vai crescer
A empresa explica que a ferramenta utiliza tecnologias avançadas como PLN, Aprendizagem Automática e Teoria dos Grafos para analisar padrões de fala dos pacientes, medir a conectividade da fala como biomarcador do estado mental e melhorar continuamente a precisão do diagnóstico.
É escalável e independente de idiomas, o que aumenta a sua aplicabilidade global. Está previsto que a plataforma de healthtech venha a contemplar ferramentas adicionais, como análise de prosódia para Parkinson e autismo, análise de sentimentos para depressão e ansiedade. Eduardo Sampaio enfatizou ainda o facto de a ferramenta abrir a possibilidade para uma monitorização remota do paciente já diagnosticado e medicado.
A solução opera em um modelo de Software como Serviço (SaaS), com foco inicial nas vendas B2B para clínicas de saúde mental e hospitais. "O impacto inicial da Psychomeasure tem sido extremamente positivo. Em testes clínicos ao longo de 10 anos, a ferramenta demonstrou ser eficaz em proporcionar uma maior precisão, reduzir o tempo de avaliação e diagnóstico, e melhorar os resultados dos pacientes", detalhou Eduardo Sampaio.
Em vários projetos de investigação, incluindo com renomadas universidades Europeias e Americanas a ferramenta, de acordo com o CEO, teve acurácia comprovada de mais de 90% de pacientes em diferentes estágios, inclusive em estágios iniciais (prodomal) da esquizofrenia onde o diagnóstico é ainda mais difícil. "Profissionais de saúde mental que utilizaram a ferramenta relataram uma melhoria significativa na eficiência do diagnóstico e no monitoramento dos pacientes, o que resultou em tratamentos mais rápidos e eficazes".
Benefícios sociais
A implementação da Psychomeasure já trouxe inúmeros benefícios sociais e clínicos, "incluindo diagnósticos mais precisos e rápidos, redução do tempo de espera para tratamento e uma melhor monitoração da evolução dos pacientes". Um caso particular mencionado pelo executivo é a situação de pacientes residentes em zonas rurais ou cidades pequenas que frequentemente tem de se deslocar com os seus familiares às grandes urbes para terem acesso a tratamento psiquiátrico. "O uso combinado da nossa solução com plataformas de telemedicina e teleconsulta abre a possibilidade de reduzir enormemente estas dificuldades de atendimento e locomoção para pacientes e familiares".
Esperamos concluir a nossa atual ronda de angariação de fundos junto de investidores e realizarmos mais testes-pilotos em hospitais portugueses. Eduardo Sampaio
CEO da Psychomeasure
Ganhar o Prémio Nacional de Inovação na categoria de Saúde foi considerado "uma enorme honra" para a equipa da Psychomeasure, validando a importância e eficácia desta ferramenta no campo da saúde mental. "Este reconhecimento aumentou significativamente a visibilidade da nossa ferramenta, atraindo o interesse de instituições de saúde, investidores e a comunidade científica. E estamos confiantes de que este prémio abrirá novas oportunidades para colaborações e expansões futuras".
Planos futuros
Nas próximas semanas a empresa prevê iniciar um projeto-piloto com um "renomado hospital português" como parte do seu processo de melhoria, de testes de usabilidade e como parte do processo de certificação de dispositivo médico. "Esperamos concluir a nossa atual ronda de angariação de fundos junto de investidores e realizarmos mais testes-pilotos em hospitais portugueses".
Para o futuro, a empresa planeia expandir a Psychomeasure para incluir novas funcionalidades baseadas em análises de prosódia e sentimentos. "Também iniciaremos nosso processo de internacionalização e adaptaremos a ferramenta a outros idiomas, começando pelo espanhol e possivelmente o alemão".
Eduardo Sampaio divulgou ainda a intenção de continuar a integrar modelos de aprendizado de máquina e inteligência artificial para aprimorar ainda mais a precisão e a eficiência da plataforma, assim como "obter certificações médicas adicionais e em manter o suporte e desenvolvimento contínuo da versão atual do aplicativo, incluindo a integração com outras plataformas através de API e SDK".
A deteção precoce da esquizofrenia pode melhorar os resultados do tratamento, proporcionando aos doentes um acesso mais rápido a cuidados adequados, reduzindo o risco de recaída e hospitalização. Também pode conduzir a um melhor diagnóstico que tem em conta a heterogeneidade dos sintomas nos indivíduos, conduzindo a planos de tratamento personalizados que respondem às necessidades únicas de cada doente.
Além disso, relembra a empresa, a deteção precoce pode reduzir os encargos para os sistemas de saúde, evitando os problemas associados ao atraso no diagnóstico e no tratamento. "Ao identificar os doentes com esquizofrenia em fase inicial, os psiquiatras podem desenvolver planos de tratamento mais eficazes que reduzem o tempo de hospitalização e os custos globais dos cuidados de saúde".