Outros sites Medialivre
Notícia

Aplicações reais da inteligência artifical na medicina

A IA pode ser aplicada em praticamente todas as áreas da medicina, uma vez que se trata de uma ferramenta de apoio ao profissional de saúde que complementa e aprimora o seu trabalho. Estas são algumas das vantagens da sua aplicação.

Susana Marvão 03 de Maio de 2024 às 15:00
iStock
  • Partilhar artigo
  • ...
Análise médica e de imagem
Um dos benefícios mais importantes da IA é a velocidade com que pode processar grandes quantidades de dados. Isso é especialmente relevante ao analisar diferentes testes médicos (ressonâncias, estudos genéticos, etc.). Na verdade, devido ao aumento dos registos eletrónicos (que se deve à recolha de informação que é feita com sensores e dispositivos vestíveis), existe uma maior quantidade de dados disponíveis que, graças à IA, pode ser processada e analisada.

Diagnósticos médicos
Esta é outra das aplicações mais interessantes, pois os dados podem ser analisados ??para fazer diagnósticos precisos e precoces. A sua utilidade a esse respeito é indiscutível, especialmente para doenças que se desenvolvem muito rapidamente, como algumas patologias degenerativas ou certos tipos de cancro. Ao identificá-los precocemente, o tratamento pode começar mais cedo e impedir a progressão.
Um exemplo claro da eficácia neste sentido é a aplicação da IA em casos de cancro da mama. A inteligência artificial permitiu que fossem desenvolvidos sistemas de deteção precoce, que possibilitam mamografias eficazes nos estágios iniciais da doença e um acréscimo na precisão do radiologista.

Tratamentos farmacológicos
No campo da farmacologia, a IA também oferece inúmeras vantagens. Facilita o trabalho dos pesquisadores no momento de analisar sequências genéticas para encontrar vacinas ou soluções adequadas para diferentes tecnologias. Indiretamente, pode dizer-se que milhões de vidas foram salvas por meio desta aplicação de tecnologia.

Genética
Este é mais um dos campos que, no futuro, irá beneficiar mais com a aplicação da IA. Atualmente já existem ferramentas que o demonstram, como é o caso da aplicação móvel que, através de um sistema de reconhecimento facial, permite detetar doenças raras e doenças genéticas. Uma simples fotografia é o suficiente para que esta tecnologia processe um banco de dados de até 8.000 doenças diferentes.

Gravidez
A aplicação da IA durante a gravidez permite que a visão do feto seja muito maior. Isto possibilita, juntamente com uma análise detalhada dos dados, obter convenientemente grandes quantidades de informação sobre o estado da gravidez em tempo real. Esta aplicação permite desfrutar de gestações mais seguras e dispensar procedimentos invasivos para identificação de malformações.

Prótese
Próteses inteligentes são aquelas que aprendem com quem as usa, para que se adaptem melhor às suas necessidades e movimentos. São apêndices mecânicos que não apenas substituem um membro do corpo, mas também memorizam os padrões de movimento da pessoa e podem ser controlados através de uma aplicação.
Mais notícias