Outros sites Medialivre
Notícia

Sandra Correia: "As mulheres são muito mais criativas"

Perguntas a Sandra Correia Presidente da Pelcor

16 de Março de 2016 às 11:13
  • Partilhar artigo
  • ...
Sentiu dificuldades na sua carreira por ser mulher? A vida familiar/ter filhos pode ser um entrave na carreira de uma mulher?
Posso dizer que a minha carreira não foi negativamente afectada por ser mulher e não sinto que tenha sido um problema. No meio em que me insiro nunca senti qualquer tipo de discriminação e sempre me enquadrei, apesar da área da cortiça ser maioritariamente masculina. Sempre fui respeitada, mas atribuo-o à minha postura no meio empresarial e também à minha carreira profissional.

Na minha opinião uma carreira pode afectar a vida familiar a mulheres e a homens. Culturalmente existe ainda alguma pressão sobre as mulheres, mas os tempos já são outros e a educação também, e isso reflecte-se na vida familiar. Se formos organizados, as diversas áreas da nossa vida não serão afectadas. Eu diria que em termos de carreira, é uma questão de opção de vida e de escolhas, de sentir a nossa missão.

Quais são as vantagens/desvantagens da discriminação positiva na busca da paridade? E da meritocracia?
Este tema não me é de todo indiferente, é uma batalha que travo diariamente, sendo até convidada regulamente para participar em acções de sensibilização sobre a Igualdade de Género. A legislação vem ajudar a estabelecer a igualdade, porque não há nenhuma razão plausível para não ascenderem a lugares de liderança. Mas esta legislação devia ser sugerida e apoiada pela meritocracia e não imposta, porque ao ser imposta vai criar um sentimento de obrigação que pode resultar na ascensão a cargos de topo por obrigatoriedade e não por mérito/meritocracia. Vejo mais vantagens com o facto de promover o mérito, o qual o género não influencia, bem pelo contrário, o mérito depende das capacidades de cada um.

Refere-se muitas vezes que a gestão e a liderança feminina têm características diferentes e que traz diferenças. Concorda?
Considero tanto a gestão como a liderança feminina, bastante diferentes da masculina. Na minha opinião, as mulheres são muito mais criativas que os homens, é uma característica no seu ADN. Têm uma maior receptibilidade a desafios, assim com capacidade de resolução do impossível. Por natureza a mulher é mais intuitiva que o homem. É simultaneamente mais exigente, filtra melhor a informação que recebe e gere de forma mais assertiva. Os homens por sua vez são mais fechados e matemáticos, tornando-se mais rígidos mas menos exigente, porque estão mais focados nos seus objectivos.

Mais notícias