- Partilhar artigo
- ...
Segundo Maria Antónia Torres, existem empresas em Portugal em diversos estádios de desenvolvimento face ao tema até porque sendo "um tema que implica alguma mudança cultural, não acontece imediatamente. É preciso reflexão sobre o tema e um caminho a percorrer." Mas "há empresas já com uma cultura de diversidade e com uma prática consistente na matéria", refere a membro da comissão executiva e líder da Diversidade da PwC.
"Existem várias velocidades e vários estados de maturação relativamente a este tema", salienta Paula Guimarães, presidente do GRACE. No entanto, a sua experiência de discussão em torno da implementação da Carta Portuguesa para a Diversidade, iniciativa da União Europeia, para encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade dá-lhe uma outra visão. Reconhece que há cada vez mais empresas portuguesas que incorporam nas suas práticas, nos seus modelos de gestão, uma preocupação genuína e autêntica pela promoção da diversidade. "Naturalmente, existem muitas outras que estão a fazer o seu caminho, que não é fácil porque é um caminho de entendimento mútuo, de conversão gradual de métodos, de práticas, de códigos de conduta e, sobretudo, de atitudes individuais dos colaboradores e dos gestores", conclui.
O desafio millennials
Um dos grandes desafios para as empresas, segundo Pedro Rocha Matos, senior client partner da Korn Ferry, é o da diversidade geracional: "A esperança média de vida é maior, trabalhamos até mais tarde … temos pelo menos três gerações distintas na vida activa … as empresas têm de saber lidar com isso e mais uma vez, ter representantes geracionais. Este tipo de diversidade não é falado e na minha visão tem de começar a ser." Ao longo dos tempos as empresas passaram por diferentes características geracionais na sua massa humana e sempre se adaptaram. Os millennials são a nova geração emergente e apresentam alguns desafios diferentes "porque mais uma vez são uma geração com ADN específico", refere Pedro Rocha Matos e que se pode definir como "geração digital, geração de desafios e não de carreira, geração de múltiplos interesses, geração desapegada de bens materiais …"
http://www.kornferry.com/institute/the-inclusive-leader