Outros sites Medialivre
Notícia

Negócios Iniciativas | Integração de dados na saúde: o desafio da agilidade e flexibilidade

“A IA não vive sozinha, sendo fundamental a ‘readiness’ e a integração dos dados”, destacou Sofia Couto da Rocha.

18 de Março de 2025 às 20:00
Sérgio Lemos
  • Partilhar artigo
  • ...

A integração de dados surge como um dos grandes desafios na modernização dos cuidados de saúde. Foi esta a principal mensagem transmitida por Sofia Couto da Rocha, médica e head of innovation & head of virtual client na Lusíadas Saúde, durante a sua intervenção na keynote "Integração de Dados: Agilidade e Flexibilidade em Segurança".

"Os dados em saúde têm de ser confiáveis, tem de ser muitos e tem de ser organizados", afirmou. A Inteligência Artificial (IA), associada diretamente à modernização da saúde, não opera isoladamente, alertou: "A IA não vive sozinha, sendo fundamental a ‘readiness’ e a integração dos dados."

A evolução da saúde digital não depende apenas da tecnologia, mas também da forma como os dados são tratados, armazenados e protegidos. Questões como cibersegurança, ética e acesso são cada vez mais centrais na discussão. "Hoje, sabemos que a medicina de precisão não depende apenas da IA ou dos dados, mas sim de como os tratamos", referiu Sofia Couto da Rocha.

A médica fez ainda uma analogia entre os sistemas de dados e o sistema imunitário humano, sublinhando a necessidade de segurança, flexibilidade e capacidade de resposta rápida. "Precisamos de sistemas tão ágeis que permitam inovação, conexão e adaptação, garantindo segurança e proteção."

Mais notícias