- Partilhar artigo
- ...
Uma igreja desenhada pelo arquitecto Siza Vieira, um mercado de venda de peixe e um vaivém eléctrico: são três projectos para a zona piscatória e castiça da Afurada, que remata a sul a zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia e onde se realiza, todos os anos, o famoso festival de música Marés Vivas.
O projecto de vaivém eléctrico entre o Cais de Gaia e a Afurada, onde a autarquia quer criar um novo pólo turístico, faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), documento que traça a candidatura do município ao novo ciclo de fundos comunitários. A instalação de escadas rolantes no centro histórico e um elevador panorâmico até à Serra do Pilar são outros dois projectos inscritos.
A nova igreja da Afurada, desenhada por Siza Vieira, vai mesmo avançar. "É uma obra orçada em 700 mil euros, cujo projecto, de 130 mil euros, o município se comprometeu a pagar", adiantou o presidente da Câmara de Gaia ao Negócios. Incluída no orçamento camarário para 2016, "a comparticipação da autarquia será da ordem dos 250 mil euros", detalhou Eduardo Vítor Rodrigues. "Há-de ser um marco arquitectónico numa zona muito especial, que é o porto de pesca da Afurada", realçou o autarca.