- Partilhar artigo
- ...
São muitos os desafios que a transição energética e a massificação da mobilidade sustentável colocam ao país. A terceira edição do Electric Summit arranca no Porto com uma intervenção de Maria João Pereira, secretária de Estado da Energia, que abordará as medidas tomadas pelo governo em matéria de energia e ambiente.
A professora e investigadora do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Lívia Franco, fará uma apresentação para explicar "As alterações geopolíticas do mundo pós-carbono".
O primeiro tema em debate é a "Transformação da mobilidade no mundo real" e conta com a participação de Fernando Silva, presidente executivo e administrador-delegado da Siemens Portugal, João Afonso, diretor de Planeamento da REN, João Diogo Silva, membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Galp, e João Pinto, Dean da Católica Porto Business School. A moderação será feita por Susana Marvão, jornalista colaboradora do Negócios.
Miguel Cardoso Pinto, partner da EY e líder em Advanced Manufacturing and Mobility, abre os trabalhos da tarde com uma intervenção sobre "O caminho para a mobilidade sustentável", seguida de dois grandes temas em debate.
O primeiro é "Smart Cities – Como otimizar os processos" e conta com a participação de Filipe Araújo, vice-presidente e vereador dos pelouros do Ambiente e Transição Climática, Inovação e Transição Digital da Câmara Municipal do Porto, Francisco Rocha Gonçalves, vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga com os pelouros das Obras Municipais; Mobilidade; Gestão e Conservação de Equipamentos Municipais; Gestão e Conservação de Espaço Público; Polícia Municipal; Relação com o Ensino Superior. A moderação será feita por Carlos Marçalo, diretor de Projetos Especiais da Medialivre.
O último debate do dia está relacionado com as "Barreiras à implementação da mobilidade sustentável". Participam neste debate Duarte Rodrigues, administrador e COO do Grupo Sousa, Eduardo Barata, administrador executivo do Metro do Mondego, Ema Leitão, presidente da Mesa da Assembleia Geral da ANTRAM, e Faustino Gomes, presidente do Conselho de Administração dos Transportes Metropolitanos de Lisboa. A moderação será feita por Susana Marvão, jornalista colaboradora do Negócios.
O fecho do evento será feito por João Pinto, dean da Católica Porto Business School.
O Electric Summit é uma iniciativa do Negócios, da Sábado e da CMTV, em parceria com a Galp, REN e Siemens. Conta com a EY como knowledge partner e Oeiras como município anfitrião.
Saiba mais em https://electricsummit.negocios.pt/