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Notícia

Porto de abrigo para a prosperidade económica aqui e além-fronteiras

Com uma localização privilegiada na costa ocidental da Península Ibérica, o porto de Aveiro serve o vasto “hinterland” económico da zona centro e norte do país e o centro de Espanha.

10 de Julho de 2017 às 15:12

O porto de Aveiro é uma plataforma multifuncional, posicionando-se primordialmente ao serviço dos diversos sectores industriais da região centro do país. O porto regista um movimento de cerca de 5 milhões de toneladas/ano, tendo amplas áreas para armazenagem a coberto e a descoberto.

 

Sendo uma infra-estrutura portuária nacional com planeamento recente, possui uma área bem ordenada e integrada, dispondo de 6 terminais especializados com aproximadamente 4 Km de cais e duas zonas logísticas intermodais.

 

Terminal Norte Multiusos

Com 1150 m de cais e 10 postos de acostagem, o Terminal Norte encontra-se vocacionado para a movimentação de carga geral fraccionada e granéis sólidos. Com fundos à cota de -12 m, este terminal possui uma extensa área de terraplenos assim como 11 armazéns explorados por empresas privadas. Actualmente, com as gruas disponibilizadas pelos operadores portuários é possível movimentar cargas até 104 toneladas ou a uma distância até 43 metros.

 

Terminal Sul Multiusos

Com 400 metros de cais, 4 postos de acostagem e fundos de -7 m, o Terminal Sul, encontra-se concessionado à empresa Socarpor – Sociedade de Cargas Portuárias (Aveiro), S.A. Este terminal está vocacionado para a movimentação de carga geral fraccionada e granéis sólidos, integrando gruas com capacidade até 65 toneladas ou um alcance até 38 metros.

 

Terminal de Granéis Líquidos

O terminal de Granéis Líquidos do porto de Aveiro serve um dos principais pólos de indústria química nacional o Cluster Químico de Estarreja e é, ainda, a base da empresa de combustíveis Prio. Este terminal inclui três postos de acostagem com fundos de -12 m e outros três com fundos de -7 m. As suas instalações são exploradas pelas principais empresas da Indústria Química, produtos petrolíferos e de biodiesel.

 

Terminal de Granéis Sólidos Alimentar

Sograin é o terminal do sector agroalimentar detido e operado pela Socarpor (Aveiro), S.A.. Tem uma capacidade operacional de 1000 toneladas de granéis/hora dotada de ligação multimodal. Dispõe de um cais com 400 m e fundos à cota de -12m.

Terminal de Granéis Sólidos

Este terminal dispõe de 350 metros de cais com fundos de -12m, 1 armazém explorado por uma empresa privada e 151 000 m2 de terraplenos devidamente equipados para instalação de serviços de valor acrescentado. O equipamento existente permite movimentar até 120 toneladas ou um alcance até 51 metros.

 

Terminal de Contentores e Roll-On / Roll-Off

Numa clara aposta na diversificação dos seus negócios em dois nichos de mercado, o Porto de Aveiro dispõe actualmente de uma nova infra-estrutura para recepção de carga contentorizada e uma rampa ro-ro. Este terminal com 450 metros de cais possui uma ampla capacidade de espaço de armazenamento e transbordo de carga contentorizada e acessibilidade para navios feeder com 500 TEUs de capacidade.

 

Porto de Pesca Costeira

Este sector possui infra-estruturas dedicadas à descarga, armazenagem e comercialização de pescado para os comerciantes locais. A lota e a fábrica de gelo encontram-se concessionadas à empresa Docapesca, Portos e Lotas, S.A..

 

Porto de Pesca do Largo

Terminal que serve os armadores de pesca do largo e as indústrias de processamento do pescado instaladas na Gafanha da Nazaré. Detém 17 pontes-cais com fundos de aproximadamente -7 metros.



ZALI M - Zona Marítima, Logística e Industriall

A ZALI M é um projecto de uma plataforma logística portuária multimodal, integrada no Corredor Atlântico, que congrega no mesmo espaço a possibilidade de utilização dos modos marítimo, rodoviário e ferroviário. As principais valências são a sua integração no Porto de Aveiro, permitindo aos investidores acesso a serviços portuários em condições privilegiadas, ligações rodoferroviárias descongestionadas no acesso ao mercado ibérico e uma frente mar de 1km que possibilita a instalação de cais privativos.

Trata-se de uma localização empresarial de excelência a nível ibérico, que proporciona importantes ganhos logísticos às empresas que ali se instalarem.

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