A Janela Única Portuária (JUP), que está em funcionamento nos portos portugueses há mais de 10 anos, tem sido de facto um factor de diferenciação dos portos portugueses, e das restantes autoridades ligadas à mesma, como sejam a Autoridade Aduaneira, o que tem facilitado, com grandes ganhos de eficiência, não só a componente ligada às operações portuárias dos navios que escalam os portos, como também a tramitação subsequente das mercadorias.
A plataforma electrónica JUP serve o seu objectivo de ser um ponto único de contacto entre portos, promovendo a normalização, simplificação e harmonização dos processos e procedimentos dos portos ao mesmo tempo que facilita o tráfego e o transporte marítimo.
A JUP é, assim, um caso de sucesso reconhecido um pouco por todo o mundo, sendo considerada uma vantagem competitiva e um caso de boas práticas no contexto do sistema portuário mundial, sendo já utilizada noutros países como é o caso de Cabo Verde.
A aposta estratégica de investimento nos sistemas de informação continua a ser uma das prioridades do sector portuário nacional, designadamente com o alargamento à Janela Única Logística (em curso), que permitirá a ligação a outros modos de transporte (ferrovia e rodovia) e às plataformas logísticas e portos secos que servem e são servidos pelos portos.