Se um simples cartão de plástico, inutilizado ou já fora de prazo, é como que o primeiro tijolo da construção de algo mais duradouro e aproveitável, numa lógica de economia circular, imagine-se um milhão de cartões.
Mais do que isso conseguiu recuperar a CGD, entre Janeiro de 2015 e Abril de 2016, para alimentar o projecto então iniciado e desenvolvido em parceria com a empresa Extruplás, que assim reciclou mais de cinco toneladas de cartões.
O projecto lançado em 2015 tem vindo a contar com a crescente adesão da sociedade civil, com largas centenas de clientes e não clientes a depositarem os cartões de plástico já sem uso aos balcões da Caixa. Sendo certo que, no processo de recolha, a confidencialidade dos dados é sempre garantida.
Com a reciclagem desses cartões, os resíduos de PVC foram incorporados na produção de peças de mobiliário urbano em plástico 100% reciclado. Duas instituições de solidariedade social, que apoiam crianças e idosos, foram assim beneficiadas, em Maio do ano passado, com novos equipamentos fabricados com esse material, nomeadamente o Centro Social e Paroquial de S. João das Lampas, em Sintra, e a Confraria de S. Vicente de Paulo, em Lisboa.
Posto em prática o projecto, no início deste ano chegou a distinção na 9.ª edição do Green Project Awards, um galardão organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente, com a associação ambientalista Quercus e a consultora GCI e que conta com o alto patrocínio do Governo português.
Ao longo dos anos e das suas várias edições, os Green Project Awards já acolheram mais de mil candidaturas e distinguiram mais de cem projectos que se destacaram na promoção e partilha de boas práticas, fomentando a inovação, o desenvolvimento sustentável e a economia verde.
Os Green Project Awards dividem-se em oito categorias:
- Agricultura;
- Cidades e Mobilidade Sustentáveis;
- Gestão Eficiente de Recursos;
- Indústria 4.0 - Transformação Digital;
- Iniciativa de Mobilização;
- Investigação e Desenvolvimento;
- Mar;
- Turismo.
Em 2016, na categoria Gestão Eficiente de Recursos, foram finalistas projectos da Câmara Municipal de Guimarães, do CeNTI, dos CTT, da Biblioteca Municipal de Palmela e da Caixa Geral de Depósitos, que venceu com a sua reciclagem de cartões.
Além da entrega do prémio, realizada no passado mês de Janeiro, no Porto, o projecto da CGD tem sido alvo de apreço e divulgação, por exemplo, através da conhecida rubrica "Minuto Verde", produzida pela associação Quercus e emitida na RTP.
As candidaturas para o 10º Green Project Awards (GPA) estão abertas desde a passada terça-feira, dia 21 de Março.
VEJA TODOS OS CONTEÚDOS Caixa Empresas.