Notícia
Taxas Euribor recuam pelo segundia dia consecutivo
As taxas interbancárias quebraram a tendência de subida das últimas sessões e recuaram, esta quinta-feira, em todas as maturidades, pelo segundo dia consecutivo.
A um mês, a taxa Euribor recuou 0,2 pontos base para 0,124%.
No prazo de três meses, o indexante mais utilizado nos créditos à habitação mais recentes, as taxas Euribor voltaram às quedas pela segunda sessão consecutiva, após 20 sessões a subir, ao cederem 0,3 pontos base para 0,219%.
A Euribor a seis meses desceu 0,6 pontos base, nesta sessão, para 0,337%, de acordo com a fixação diária da Federação Europeia de Bancos. Nesta maturidade, as taxas interbancárias somavam já sete sessões sem descer, antes da descida de ontem.
Os prazos mais longos, de nove e 12 meses, acompanharam a tendência das restantes maturidades e desceram 0,9 e 1 pontos base para 0,435% e 0,529%, respectivamente.
O Banco Central Europeu (BCE) vai, na próxima semana, realizar a reunião mensal de política monetária. Apesar das declarações recentes de responsáveis do banco central, que apontam para a possibilidade de novos cortes no preço do dinheiro, caso a economia dê sinais de maior debilidade, as Euribor não reflectem essa expectativa e têm vindo a subir.